Prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IF-MG) - Professor - Educação - IF-MG (2023) - Questões Comentadas

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Segundo Émile Durkheim a Educação é:

  • A [...] um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento unilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas — físicas, morais, intelectuais, estéticas — tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação com o meio social, em determinado contexto de relações sociais.
  • B [...] uma fração do modo de vida dos grupos sociais que a criam e recriam, entre tantas outras invenções de sua cultura, em sua sociedade. É como os seres humanos se organizam e reproduzem ensinamentos de geração em geração.
  • C [...] a ação exercida gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver na criança certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança, particularmente se destine.
  • D [...] à forma como uma sociedade se estrutura para a transmissão de seus conhecimentos e valores.[...] O conhecimento do senso comum entende que a educação acontece exclusivamente na escola.
  • E [...] considerada um direito social integrante da denominada segunda geração de direitos, formulados e afirmados a partir do século XIX. Portanto, deve ser ofertada pelo estado dentro das devidas condições de qualidade.

As afirmações a seguir estão relacionadas a pedagogia do Exame. Escolha qual delas está incorreta:

  • A A prática do exame se opõe as características de diagnóstico e inclusão da avaliação.
  • B O exame se caracteriza, especialmente pela classificação e seletividade do educando.
  • C A prática do exame permite que a escola cumpra seu papel social de ensinar e verificar a aprendizagem.
  • D O exame representa uma prática típica do ensino tradicional.
  • E O exame é comumente utilizado em avaliações em larga escala.

Sobre as características da Avaliação, marque a afirmativa falsa:

  • A Possibilita a revisão do plano de ensino e ajuda a desenvolver capacidades e habilidades;
  • B É definitiva e qualifica a aprendizagem alcançada na etapa; evidencia a distinção entre objetivos e métodos, e está voltada para a aplicação do conteúdo aprendido;
  • C Passa por três etapas básicas: verificação, qualificação e apreciação qualitativa;
  • D Pode ser diagnóstica, formativa e somativa e reflete a unidade objetivos-conteúdos-métodos;
  • E Contribui para autopercepção do professor e reflete valores e expectativas do professor em relação aos alunos.

Qual das afirmativas a seguir corresponde a definição apresentada por Luckesi (2013) como um princípio político-social para a prática docente.

  • A Estar interessado em que o educando aprenda e se desenvolva, individual e coletivamente.
  • B Reconhecer que a sociedade não investe o suficiente no desenvolvimento dos estudantes, especialmente aqueles que são oriundos de camadas populares.
  • C Compreender que a avaliação está atrelada à democratização da escola na medida em que contribuiu para o acesso universal ao ensino, a permanência na escola e a qualidade satisfatória da instrução.
  • D A responsabilidade do professor pelo sucesso ou insucesso dos estudantes no decorrer da aprendizagem.
  • E O trabalho do professor é a ferramenta de transformação social mais significativa considerando a sua importância para a sociedade nos dias atuais.

De acordo com Mantoan (2015) é incorreto afirmar que:

  • A A inclusão questiona não somente as políticas e a organização da educação especial e da educação comum como também o próprio conceito de integração. Ela é incompatível com a integração, pois prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos devem frequentar as salas de aula do ensino regular.
  • B A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldades de aprender, mas todos os demais, para que obtenham sucesso na corrente educativa geral.
  • C A escola é excludente na medida em que escolhe não trabalhar à parte com alguns estudantes, não estabelece regras específicas para planejar, ensinar e avaliar alguns por meio de currículos adaptados, atividades diferenciadas, avaliação simplificada em seus objetivos.
  • D Na perspectiva da inclusão, o sistema de ensino é provocado, desestabilizado, pois o objetivo é não excluir ninguém, melhorando a qualidade do ensino das escolas e atingindo todos os alunos que fracassam nas salas de aula.
  • E A inclusão é produto de uma educação plural, democrática e transgressora. Ela provoca uma crise escolar, ou melhor, uma crise de identidade institucional.