Prova do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP) - Agente Administrativo - VUNESP (2013) - Questões Comentadas

Limpar Busca

De acordo com o texto, o uso da bicicleta como meio de locomoção nas metrópoles brasileiras

  • A é uma alternativa dispendiosa em comparação com os demais meios de transporte.
  • B tornou-se, rapidamente, um hábito cultivado pela maioria dos moradores.
  • C decresce em comparação com Holanda e Inglaterra devido à falta de regulamentação.
  • D tem sido rejeitado por consistir em uma atividade arriscada e pouco salutar.
  • E vem se intensificando paulatinamente e tem sido incentivado em várias cidades.

A partir da leitura, é correto concluir que um dos objetivos centrais do texto é

  • A defender que, quando circular na calçada, o ciclista deve dar prioridade ao pedestre.
  • B informar o leitor sobre alguns direitos e deveres do ciclista.
  • C explicar de que maneira o uso da bicicleta como meio de locomoção se consolidou no Brasil.
  • D mostrar que não há legislação acerca do uso da bicicleta no Brasil.
  • E convencer o leitor de que circular em uma bicicleta é mais seguro do que dirigir um carro.

Assinale a alternativa que apresenta um sinônimo para o termo destacado em – Bicicletas, triciclos e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores.

  • A procedência
  • B prescrição
  • C requerimento
  • D primazia
  • E divergência

No trecho – Muitos ainda não sabem que a bicicleta já é considerada um meio de transporte, ou desconhecem as leis que abrangem a bike. –, os termos “ainda” e “já” expressam ideias de

  • A tempo.
  • B negação.
  • C lugar.
  • D causa.
  • E modo.

Considerando as regras de regência da norma-padrão da língua portuguesa, as expressões destacadas em – Alguém que resolve integrar a bike ao seu estilo de vida e usá-la como meio de locomoção precisa compreender que deverá gastar com alguns apetrechos necessários para poder trafegar. – podem ser substituídas, correta e respectivamente, sem alteração de sentido, por

  • A inserir a bike o ... estar ciente para que
  • B inserir a bike entre o ... estar ciente a que
  • C inserir a bikeao ... estar ciente que
  • D inserir a bike para o ... estar ciente em que
  • E inserir a bike no ... estar ciente de que