Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Maringá

Limpar Busca

Assinale a opção correta acerca do emprego dos elementos de coesão no texto CG1A1.

  • A A expressão "esse grupo”, no final do terceiro período do primeiro parágrafo, retoma o vocábulo "educadores", no mesmo período.
  • B A palavra "assim", no segundo período do segundo parágrafo, é empregada para estabelecer uma relação de comparação com a oração imediatamente anterior.
  • C A expressão "pelo qual" (quinto período do segundo parágrafo) faz referência ao trecho "princípio de modernização da década de 1950", no mesmo período.
  • D A coerência e a correção gramatical do texto não seriam prejudicadas se o pronome “que” (primeiro período do terceiro parágrafo) fosse substituído por onde.
  • E A expressão "No seu percurso" (quarto período do segundo parágrafo) foi empregada com sentido locativo.

A conjunção "contudo", no segundo período do segundo parágrafo do texto CG1A1, poderia ser substituída, mantidas a coesão e a coerência textuais, por

  • A destarte.
  • B entretanto.
  • C ademais.
  • D embora.
  • E portanto.

No que se refere às ideias do texto CG1A1, assinale a opção correta.

  • A No Congresso de Milão, em 11 de Setembro de 1880, muitos educadores votaram pela utilização da língua de sinais, pois acreditavam nesse método como efetivo na educação das pessoas surdas.
  • B O Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES foi fundado por iniciativa de Huet, na França, em 1957.
  • C A educação de pessoas surdas começou na Europa, em 1856, quando educadores, por conta própria, começaram a se preocupar com esse grupo.
  • D Muitos educadores ainda defendem a ideia de que a melhor maneira de ensinar uma língua às pessoas surdas é pelo método oralizado, ou seja, pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).
  • E A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil em 2002.

Os sentidos originais e a correção gramatical do texto CG1A1 seriam mantidos caso o primeiro período do terceiro parágrafo fosse reescrito como

  • A Huet e a Língua de Sinais Francesa tiveram grande influência sob a Libras, Língua Brasileira de Sinais, já que ela foi ganhando espaço aos poucos e logo passou a ser utilizada pelos surdos brasileiros.
  • B Assim, devido à grande influência de Huet e a Língua de Sinais Francesa, a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, foi ganhando espaço aos poucos e logo passou a ser utilizada pelos surdos brasileiros.
  • C Contudo, a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, que foi ganhando espaço aos poucos e logo passou a ser utilizada pelos surdos brasileiros, por isso Huet e a Língua de Sinais Francesa tiveram grande influência.
  • D Todavia, a Língua Brasileira de Sinais, Libras, foi ganhando espaço aos poucos, já que passou a ser utilizada pelos surdos brasileiros, uma vez que Huet e a Língua de Sinais Francesa tiveram grande influência sobre ela.
  • E A Língua Brasileira de Sinais, a Libras, porém foi ganhando espaço aos poucos, já que passou a ser utilizada pelos surdos brasileiros e dessa forma Huet e a Língua de Sinais Francesa tiveram grande influência sob ela.

Ao utilizar a expressão “visão capacitista”, no primeiro parágrafo do texto CG1A1, o autor do texto evidencia uma concepção

  • A emancipadora das pessoas surdas.
  • B preconceituosa da deficiência.
  • C elitista da sociedade brasileira.
  • D individualista em relação à deficiência.
  • E restrita da incapacidade de aprender.