Questões comentadas de Concursos da Prefeitura Municipal de Manhumirim

Limpar Busca
No texto, o autor relaciona diversas circunstâncias ao amor que acaba para:
  • A Tratar o fim do amor como algo corriqueiro.
  • B Defender que o amor verdadeiro não existe.
  • C Mostrar que todos nós estamos sujeitos a uma decepção amorosa.
  • D Mostrar que assim como o amor acaba a qualquer instante, também recomeça a qualquer momento.
O ponto e vírgula é o sinal de pontuação utilizado com mais frequência pelo autor na intenção de:
  • A Apresentar o fim do amor.
  • B Organizar o texto de uma maneira diferente.
  • C Expor a ideia de que o amor, na realidade, não acaba, já que recomeça sempre.
  • D Dividir o texto em dois períodos: “quando o amor acaba” (primeiro período) e “quando o amor recomeça” (segundo período).
“... às vezes o amor acaba como se fora melhor nunca ter existido...”. A expressão sublinhada, de acordo com o contexto empregado, significa:
  • A Situações.
  • B Momentos.
  • C Certamente.
  • D De vez em quando.
O autor inicia o texto com uma frase curta que nos remete ao entendimento de que o amor chega ao fim: “O amor acaba.” Porém, no desenvolvimento do texto ele nos leva à seguinte conclusão:
  • A O amor é esquecido.
  • B O amor passa por fases, mas não chega ao fim.
  • C O amor acaba por causa dos desencontros da vida.
  • D O amor acaba de uma certa forma, mas surge novamente.
Assinale a alternativa em que o sinônimo da palavra sublinhada está INCORRETAMENTE indicado conforme o seu uso no texto.
  • A ... “nos roteiros do tédio...” (cansaço)
  • B ... “aturdidos de delicadezas...” (atordoados)
  • C ... “depois duma noite votada à alegria póstuma...” (após a morte)
  • D ... epifania da pretensão ridícula dos bigodes...” (manifestação)