Questões de Uso do ponto e vírgula (Português)

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Sobre o uso do ponto-e-vírgula (;) no trecho “É fundamental: a) refletir sobre o papel dessas empresas na nossa vida cotidiana; b) questionar a forma como elas manipulam e extraem valor dos dados e da sua atenção; c) criar um aparato de controle e limitação de uso; d) induzir o algoritmo a lhe entregar conteúdos mais qualificados”, qual das alternativas a seguir explica CORRETAMENTE a função sintática desse sinal de pontuação?

  • A O ponto-e-vírgula, nesse contexto, serve para separar frases subordinadas dentro de uma mesma oração, proporcionando uma pausa menor que o ponto final, mas maior que a vírgula.
  • B O ponto-e-vírgula é usado, nesse contexto, para unir duas frases independentes relacionadas, funcionando como uma alternativa ao ponto final e indicando uma relação mais forte do que a vírgula.
  • C O ponto-e-vírgula é utilizado, neste contexto, para separar itens de uma lista em que cada item é uma expressão longa e representam alternativas, proporcionando clareza e evitando confusão.
  • D O ponto-e-vírgula é utilizado, nesse trecho, para indicar a presença de um elenco de opções dentro de uma frase, substituindo sempre o uso da conjunção “ou”.
  • E O ponto-e-vírgula, nessa situação, é empregado para separar orações coordenadas que expressam ideias opostas entre si, funcionando como uma forma de contraste entre elas.

“Fomos morar em uma casa pequena, mas o quintal era enorme. Tinha horta; galinheiro; forno de barro para fazer pães e pizzas; duas cabras e um porco”. A partir da correta análise da frase acima em que o ponto e vírgula (;) está inserido, pode-se afirmar que sua função está identificada na alternativa:

  • A Enumerar termos.
  • B Separar períodos com frase longas.
  • C Enfatizar os termos principais da frase.
  • D Unir itens com significados diferentes.
  • E Enumerar palavras dissílabas.

Sobre pontuação, conforme descreve Bechara, analise as assertivas abaixo:
I. Põe-se o ponto de exclamação no fim de oração enunciada com entonação exclamativa e depois de uma interjeição. II. Postas no fim do enunciado, as reticências dispensam o ponto final. Caso sirvam para indicar uma enumeração inconclusa, podem ser substituídas por “etc.”. III. O ponto e vírgula representa uma pausa maior que a da vírgula e menor que a do ponto. É empregado, entre outras funções, para separar as adversativas em que se quer ressaltar o contraste.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Qual sinal de pontuação pode substituir o triângulo na linha 26 do texto?

  • A Ponto-final.
  • B Ponto de interrogação.
  • C Ponto e vírgula.
  • D Ponto de exclamação.
  • E Vírgula.

Observe o emprego do ponto e vírgula na seguinte passagem do terceiro parágrafo.

Quando temos uma opinião positiva sobre uma questão, buscamos mensagens positivas a respeito de tal fato; quando a visão é negativa, buscamos mensagens negativas sobre a questão.

Assinale a alternativa em que esse sinal de pontuação está empregado segundo a regra adotada na passagem.

  • A Chegou-se às seguintes conclusões: a proposta é inconsistente, por ser excessivamente onerosa; não há necessidade de reformas no laboratório, no momento.
  • B Aos servidores compete garantir a segurança dentro das instalações da escola; comunicar, sem demora, irregularidades e prevenir danos ao patrimônio.
  • C Pretende-se instalar avisos nos locais de grande circulação; contudo, será preciso associar a isso uma campanha de conscientização dos usuários.
  • D Se pretendemos pacificar os ânimos, devemos conter as críticas; se a ideia é acirrá-los, vamos deixar que os ataques verbais continuem.