Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Lindóia do Sul

Limpar Busca

A Lei de Diretrizes e Bases- LDB ao organizar o ensino brasileiro apresenta artigos que direcionam a ação de estados, municípios e da União. Sobre tais direcionamentos previstos na referida lei é INCORRETO afirmar:

  • A Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.
  • B A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar
  • C A carga horária mínima anual da Educação Básica, será de oitocentas horas para o ensino fundamental, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
  • D A carga horária mínima anual da Educação Infantil será de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.
  • E Na Educação Infantil a avaliação do aluno será feita através de acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, com objetivo precípuo de promoção, para acesso ao ensino fundamental.

Elaborada por especialistas de todas as áreas do conhecimento, a Base Nacional Comum Curricular- BNCC é um documento completo e contemporâneo, que corresponde às demandas do estudante desta época, preparando-o para o futuro. Acerca da Base Nacional Comum Curricular – BNCC é CORRETO afirmar:

  • A É um documento de caráter conservador que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
  • B É um documento de caráter opcional que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
  • C É um documento de caráter sugestivo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
  • D É um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
  • E É um documento de caráter tradicional que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

“Em todas as épocas e espaços geográficos, a dança desempenhou para os povos uma representação de suas manifestações, de seus “estados de espírito”, de emoções, de expressão e comunicação de suas características culturais” (Gaspari, 2012). Atualmente quando trabalhada como conteúdo da Educação Física escolar, a dança pode:
I – Levar os estudantes a conhecer a qualidade dos movimentos expressivos. II – Desenvolver nos estudantes a performance dos elementos da dança competitiva. III- Viabilizar a educação rítmica através do uso de diferentes dinâmicas motoras. IV – Proporcionar o ensino somente dos estilos de dança típicos da região a qual a escola está inserida.
A partir do exposto, é correto o que se afirma em:

  • A I apenas.
  • B II apenas.
  • C I e III.
  • D III e IV
  • E II, III e IV.

A escola é um ambiente propício para o aprendizado da ética, percebendo cotidianamente seus limites e possibilidades. Leia as alternativas que se referem à ética na escola: I- Um bom exemplo de ética refere-se à percepção docente de não expor ninguém na frente de toda a turma. Situações particulares devem ser resolvidas individualmente através da conversa e reflexão.

II- Ao analisar a ética na escola pais ou responsáveis compreendem que podem falar mal das atitudes e encaminhamentos realizados pelos professores e direção em qualquer lugar, não necessitando se dirigir a escola para tratar estes assuntos.

III- Ao refletir sobre ética no cotidiano escolar o aluno compreende que cumprir horários, respeitar sua vez de falar e não praticar bullying são EXEMPLOS de atitudes éticas a serem desenvolvidas por cada um.

IV- Um professor ético faz comentários em sala de aula com seus alunos sobre o comportamento e atitudes particulares de outros professores, posicionando-se se acredita ser correto ou não tais atitudes.

Assinale somente a alternativa que apresenta todas as alternativas INCORRETAS:

  • A Somente as alternativas I e II.
  • B Somente as alternativas II e IV.
  • C Somente as alternativas III e IV.
  • D Somente as alternativas I, II e III.
  • E Somente as alternativas II, III e IV.

O processo de avaliar é intrínseco do ser humano, ele está presente em nosso dia a dia, tanto avaliando como sendo avaliado, quando julgamos ou comparamos algo, temos então uma maneira basilar ou informal de avaliação. Essa conduta também acontece no contexto escolar. Acerca da avaliação da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A avaliação deve priorizar a nota em detrimento da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. ( ) A avaliação possui diversas funções, dentre elas podemos elencar: facilitar o diagnóstico e interpretar os resultados. ( ) A avaliação se constitui numa atividade que aponta se os caminhos no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem são adequados ou precisam ser reconfigurados. ( ) A avaliação é um ritual a serviço da manutenção da ordem e da disciplina em sala de aula.
Assinale a alternativa CORRETA:

  • A F – V – V – F.
  • B V – V – V – V.
  • C V – V – V – F.
  • D F – V – V – V.
  • E F – F – F – V.