Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Ipira

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Quais são os municípios pertencentes a AMAUC?

  • A Alto Bela Vista; Arabutã; Concórdia; Ipira; Ipumirim; Irani; Itá; Jaborá; Lindóia do Sul; Peritiba; Piratuba; Presidente Castello Branco; Seara e Xavantina.
  • B Alto Bela Vista; Arabutã; Concórdia; Ipira; Ipumirim; Irani; Itá; Lindóia do Sul; Peritiba; Piratuba; Presidente Castello Branco; Seara e Xavantina.
  • C Alto Bela Vista; Capinzal; Concórdia; Ipira; Ipumirim; Irani; Itá; Jaborá; Lindóia do Sul; Peritiba; Piratuba; Presidente Castello Branco; Seara e Xavantina.
  • D Alto Bela Vista; Capinzal; Concórdia; Ipira; Ipumirim; Irani; Itá; Jaborá; Joaçaba; Ouro; Peritiba; Piratuba; Presidente Castello Branco; Seara.
  • E Alto Bela Vista; Arabutã; Concórdia; Ipira; Ipumirim; Irani; Itá; Jaborá; Lindóia do Sul; Peritiba; Piratuba; Presidente Castello Branco; Seara.

A Guerra do Contestado envolveu milhares de trabalhadores rurais que viviam da economia natural de subsistência e a extração de erva-mate e a extensão territorial dos estados de Santa Catarina e Paraná sobre a área Oeste destes estados. Envolvendo Forças Políticas locais e nacionais, o Exército brasileiro e multinacionais, o conflito marcou permanentemente a população e a geografia catarinense. Sobre esse conflito, leia com atenção as afirmações a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


( ) O conflito marcou a entrada do Território do Iguaçu, no Oeste de Santa Catarina, na geografia regional do Estado.

( ) Cidades como Canoinhas, Curitibanos, Lages e Mafra foram palco de combates ou concentração de tropas durante o conflito.

( ) A Construção da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande – pela empresa estadunidense pertencente a Percival Farquhar, foi uma das causas apontadas como motivadoras deste conflito.

( ) A extração de erva-mate era considerada uma das principais riquezas da região do Contestado.

( ) O extrativismo, muitas vezes predatório, ligado à produção de erva-mate e, principalmente, à extração da Araucária, propiciaram a esta região uma base econômica forte, favorecendo um alto dinamismo social e econômico.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A F, F, V, V, F
  • B F, V, V, F, F
  • C V, V, V, F, F
  • D F, V, F, F, V
  • E F, V, V, V, F

Qual a data de criação e a data de instalação do Município de Ipira, respectivamente?

  • A 14 de agosto de 1963 e 15 de agosto de 1963;
  • B 14 de junho de 1963 e 15 de agosto de 1963;
  • C 15 de agosto de 1963 e 20 de agosto de 1963;
  • D 14 de junho de 1964 e 15 de agosto de 1964;
  • E 15 de junho de 1964 e 15 de agosto de 1964.

Previstas no artigo n.º 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA as Medidas Socioeducativas são aplicáveis a adolescentes autores de atos infracionais. Tem caráter predominantemente educativo e não punitivo apesar de representarem resposta a prática de um delito. Pondere sobre as medidas socioeducativas descritas no ECA e relacione corretamente as colunas.
1. Advertência. 2. Obrigação de reparar o dano. 3. Prestação de Serviço à Comunidade. 4. Liberdade Assistida. 5. Semiliberdade. 6. Internação.
( ) Não comporta prazo determinado, devendo sua manutenção ser reavaliada, mediante decisão fundamentada, no máximo a cada seis meses. ( ) Havendo manifesta impossibilidade, a medida poderá ser substituída por outra adequada. ( ) Consistirá em admoestação verbal, que será reduzida a termo e assinatura. ( ) Realizada por período não superior a seis meses. ( ) Será fixada pelo prazo mínimo de seis meses, podendo a qualquer tempo ser prorrogada, revogada ou substituída por outra medida, ouvido o orientador, o ministério Público e o defensor. ( ) Pode ser determinada desde o início, ou como forma de transição para outra medida.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  • A 4-2-1-5-3-6
  • B 4-2-6-5-3-1
  • C 6-5-2-3-4-1
  • D 6-2-1-3-4-5
  • E 3-2-1-6-4-5

O cadastramento das famílias é uma das principais ações que o Agente Comunitário de Saúde precisa fazer. Essa ação tem como principal objetivo

  • A Conhecer as condições de vida das famílias que vai acompanhar para fazer o diagnóstico da comunidade;
  • B Elaborar o mapa de acompanhamento das famílias;
  • C Identificar os principais conflitos de interesse dentro da comunidade;
  • D Obter um maior controle sobre a vida das pessoas que moram na comunidade;
  • E Nenhuma das alternativas.