Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Iguape

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De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do segundo e do terceiro parágrafos devem ser preenchidas, respectivamente, com:

  • A dos … que
  • B aos … de que
  • C para os … que
  • D nos … de que
  • E entre os … que

Na figura, as retas r, s e t são paralelas, e também são paralelas as retas u e v.



Sabendo que o triângulo ABC e o quadrilátero CDEF, indicados na figura, possuem mesmas áreas, então, a medida de x, em cm, é igual a

  • A 15.
  • B 18,5.
  • C 20.
  • D 22,5.
  • E 25.

Liliana é docente de uma escola de Ensino Fundamental, e uma de suas alunas, de 9 anos, apareceu com alguns hematomas pelo corpo. Quando questionada, disse à professora que havia se machucado em uma queda. Com jeito, Liliana conseguiu que a menina lhe contasse que havia recebido uma surra do padrasto por ter quebrado dois pratos que estavam sobre a mesa.
O Estatuto da Criança e do Adolescente considera que, quando a escola toma ciência de que algum de seus alunos foi vítima de maus-tratos, como o relatado, cabe ao dirigente do estabelecimento comunicar esse fato

  • A à Polícia.
  • B ao Conselho Tutelar.
  • C à Secretaria da Educação do Município.
  • D ao Ministério Público.
  • E ao Centro de Defesa da Criança e do Adolescente.

O Parecer CNE/CEB nº 20/2009, em seu item 9, enfatiza a importância da “busca de melhores caminhos para orientar as aprendizagens das crianças”. A esse respeito, estudos e pesquisas realizados de meados do século XX em diante levaram a conceber a relação entre o ensino e a aprendizagem como dialética e dialogal em todas as etapas da educação escolar. Na educação infantil, primeira etapa da educação básica, evidencia-se, de modo iniludível, o que na verdade ocorre em todo o processo educacional, ou seja, é impossível ao professor ensinar a seus alunos sem

  • A avaliação diagnóstica e formativa daquilo que os alunos já sabem a respeito do que está em estudo, de modo a acompanhar e favorecer o avanço de suas aprendizagens.
  • B recursos tecnológicos que possam competir com aqueles que, no cotidiano dos alunos, cativam sua atenção e interesse, molas propulsoras de aprendizagem.
  • C apoio das famílias e da administração das escolas, no sentido de colocar limites ao comportamento de crianças e adolescentes, cuja indisciplina os impede de aprender.
  • D remuneração condizente com suas funções, as quais exigem atualização constante e fruição cultural, o que demanda recursos financeiros.
  • E reconhecimento social por parte das famílias e da sociedade como um todo, o que induz os alunos, crianças e jovens a respeitarem o professor e seus ensinamentos.

Leia o poema que segue.


Epigrama nº 10


A minha vida se resume,

desconhecida e transitória,

em contornar teu pensamento,


sem levar dessa trajetória

nem esse prêmio de perfume

que as flores concedem ao vento


(Cecília Meireles. Viagem: vaga música, 1982)



É correto afirmar que o poema

  • A expressa a angústia do enunciador diante da transitoriedade da vida, vendo malograda sua tentativa de sentir o perfume das flores, que se dissipa com o vento.
  • B retrata um contexto de encontro harmônico do enunciador com a natureza, embora essa harmonia seja temporariamente suspensa pela recordação da perda do ente amado.
  • C apresenta um tom melancólico, já que o enunciador fala de sua tentativa frustrada de acessar os pensamentos de alguém que é tomado como seu interlocutor direto.
  • D exprime um sentimento de grande inquietação interna, pois o enunciador percebe que não fez nada de verdadeiramente útil com sua vida, além de contemplar a natureza.
  • E trata da temática do amor por um viés inusitado, uma vez que não há idealização do ente amado e os desejos expressos do enunciador aparentam ser satisfeitos.