Questões de Concursos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Limpar Busca

Observe o fragmento: “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão” e substitua o complemento destacado pela alternativa devidamente sinalizada com uso de crase.

  • A “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à qualquer parte.”
  • B “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à outros povos.”
  • C “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à muitas cidades.”
  • D “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à populações.”
  • E “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade à população.”

De um saco com 50 kg de arroz com casca resultam em 40 kg de arroz beneficiado. Para obtermos 300 kg de arroz beneficiado, quantos quilos de arroz com casca serão necessários?

  • A 345kg
  • B 350kg
  • C 360kg
  • D 375kg
  • E 400kg

Sobre o Posto de Coleta, é correto o que se afirma em:

  • A o Posto de Coleta é o local de trabalho criado permanentemente pelo IBGE para dar suporte à operação censitária.
  • B durante o seu trabalho de coleta de dados, o Recenseador ficará lotado em um local móvel, chamado de Posto de Coleta, sob responsabilidade do IBGE.
  • C no Posto de Coleta, reúne-se a equipe encarregada do gerenciamento e da coleta de dados de uma determinada área.
  • D posto de Coleta é o local de trabalho do recenseador, onde realizará a coleta de dados.
  • E posto de Coleta é a representação gráfica do setor censitário.

Considere os seguintes pares de números:


(1, 4) (9, 49) (8, 16) (36, 100) (81, 121)


Observe que quatro desses pares têm uma característica comum. Qual o par que não apresenta tal característica?

  • A (1, 4)
  • B (9, 49)
  • C (8, 16)
  • D (36, 100)
  • E (81, 121)

Relacionando os textos 1 e 2, assinale a alternativa correta:

  • A os dois têm intenção crítica para conscientizar sobre o estado de deploração do planeta Terra.
  • B o primeiro texto corrige o segundo ao realçar que a Terra já está em situação grave.
  • C o segundo texto abrange mais informações sobre meio ambiente.
  • D os textos se anulam ao tratar de temáticas distintas.
  • E os textos devem ser lidos na ordem exposta para fazer sentido.