Questões comentadas de Concursos do Colégio Militar do Rio de Janeiro - RJ (CMRJ) Página 2

Limpar Busca

A sargento Gisele vai construir uma casa. O desenho mostra a planta da casa, que terá uma sala e um banheiro quadrados, e os demais espaços retangulares. A área total da construção, incluindo quarto, sala, cozinha, banheiro e quintal, somará 144m2 . De acordo com as informações da planta, a área do quintal e o perímetro da cozinha são, respectivamente,

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A 20 m2 e 22 m
  • B 40 m2 e 24 m
  • C 42 m2 e 24 m
  • D 28 m2 e 24 m
  • E 45 m2 e 22 m

A direção do Colégio Militar do Rio de Janeiro contratou uma empresa com o objetivo de construir uma nova sala para o Clube Literário. A sala terá 3,36 m de largura e 4,00 m de comprimento. No piso, o pedreiro vai colocar peças de cerâmica quadradas, do mesmo tamanho. Admitindo-se que não haverá perda de material, a menor quantidade dessas peças, que ele vai usar para cobrir completamente o piso, é um número

  • A ímpar e menor que 500.
  • B múltiplo de 10.
  • C maior que 570.
  • D igual a 525.
  • E primo.

Dona Ivani vendia ovos de galinhas caipiras na feira. Em um dia de bastante movimento, dois alunos do Colégio Militar, distraídos com uma conversa animada, esbarraram em sua barraca, derrubando-a e quebrando todos os ovos. Os dois, prontamente, pediram desculpas e se ofereceram para pagar o prejuízo de dona Ivani. A senhora, muito simpática, lembrou-se dos seus tempos de estudante e do quanto se divertia com os desafios matemáticos. Então, propôs aos dois um problema aritmético:
“O número total de ovos quebrados foi maior que 200 e menor que 400. Se eu contar de dois em dois, de três em três, de quatro em quatro, de cinco em cinco e de seis em seis, sempre sobrará um. Mas se eu contar de sete em sete, não sobrará nenhum. Eu vendo 7 ovos por R$ 8,50. Quanto vocês me devem ao todo pelos ovos quebrados?”

  • A R$ 325,50
  • B R$ 340,00
  • C R$ 365,50
  • D R$ 370,00
  • E R$ 385,50

Doutor Estranho, “o mágico da Matemática”, inventou um novo desafio e convidou seu amigo Salomão a participar.


As regras eram as seguintes:

- pensar em dois números de apenas um algarismo, sendo um ímpar e o outro par (diferente de zero);

- calcular a soma desses números;

- calcular a diferença entre esses números;

- multiplicar a soma pela diferença;

- dizer o resultado

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Se Salomão encontrou 77 como resultado, qual foi o maior dos números nos quais ele pensou?

  • A 8
  • B 9
  • C 6
  • D 7
  • E 5

Juliana, professora do 7º ano do Colégio Militar do Rio de Janeiro, deixou no quadro de uma de suas turmas o seguinte exercício:


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Sobre o valor encontrado, é correto afirmar que se trata de um número

  • A ímpar e múltiplo de 5.
  • B par e divisível por 11.
  • C par e múltiplo de 3.
  • D divisível por 9.
  • E primo.