Questões comentadas de Concursos do Banco de Brasília

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De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em 2022, uma em cada cinco reclamações feitas pelos clientes dos maiores bancos do Brasil não é solucionada. Isso cria uma imagem ruim para os bancos de uma forma geral, mas mais importante que isso, o cliente que está sendo impactado quando um problema ocorre em sua conta, ou ainda quando não consegue resolver mesmo entrando em contato com o banco. 
Disponível em: <https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/05/16/>. Acesso em: 27 out. 2022.
Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta ação(ões) a ser(em) realizada(s) pelos bancos para reduzir o número de reclamações e melhorar a satisfação do cliente. 

  • A Toda comunicação que o banco fizer com o cliente deve ser realizada por SMS, uma vez que é essa é a única forma de contato que chegará sem ruídos ao cliente.
  • B Os bancos devem ligar para o cliente que fizer uma reclamação e resolver o problema na hora.
  • C Os bancos devem ter transparência na comunicação e utilização dos serviços/produtos, apoio quando o cliente solicitar ajuda e clareza quando o cliente fizer uma reclamação.
  • D Os bancos devem comunicar todas as ações realizadas, trazendo mais transparência para o cliente e deixando claro que, se ele trocar de e-mail, o banco não conseguirá entrar em contato.
  • E Pelos canais digitais, os bancos devem fornecer um chat virtual para que os clientes possam abrir chamados e mandar sugestões de melhoria dos canais digitais.

Considerando o período “A estrutura do BRB apresenta 585 terminais de autoatendimento próprios, estrategicamente localizados, com o intuito de oferecer maior comodidade aos seus clientes, que dispõem ainda de mais de 45 mil terminais de autoatendimento distribuídos pelo Brasil, compartilhados por meio da rede Banco do Brasil e TECBAN.” (linhas de 31 a 36), com base na norma-padrão, assinale a alternativa correta.

  • A A forma verbal “dispõem”, grafada corretamente segundo a norma-padrão, concorda com o sujeito “A estrutura do BRB”.
  • B A expressão “que dispõem” retoma sintaticamente a expressão anterior “terminais de autoatendimento próprios”.
  • C A vírgula que antecede o período “que dispõem ainda de mais de 45 mil terminais de autoatendimento distribuídos pelo Brasil” pode ser suprimida, sem que haja ao sentido original do período.
  • D O sujeito contido em “A estrutura do BRB apresenta 585 terminais de autoatendimento próprios” é sujeito composto.
  • E A expressão “estrategicamente localizados” concorda em gênero e em número com a expressão “585 terminais de autoatendimento próprios”. 

De acordo com as informações da imagem, assinale a alternativa correta.

  • A A frase “FGTS no bolso, ou na bolsa?”, pela proximidade fônica das palavras, reforça uma reflexão que pode fazer com que o cliente dos serviços do BRB Investimentos aporte o próprio dinheiro, não o deixando parado.
  • B As formas verbais mobilizadas na publicidade do BRB Investimentos não incentivam o possível cliente a se indagar acerca de alternativas de investimento.
  • C Essa peça publicitária desobedece ao requisito da objetividade, caro à publicidade, uma vez que há excesso de texto grafado.
  • D A referida peça publicitária dissuade o cliente de ler o regulamento formulado pelo BRB Investimentos.
  • E O uso da forma verbal “preparamos” não sugere a ideia de coletivo.

Quanto aos aspectos de função da linguagem, assinale a alternativa correta.

  • A O texto elucida, dirigindo-se a potenciais clientes, o histórico de surgimento e de desenvolvimento do BRB. Nele, predomina a função apelativa da linguagem.
  • B As informações apresentadas no texto por meio de números e de estatísticas não servem ao propósito de contextualização da história do BRB, apesar do predomínio da função referencial da linguagem.
  • C O texto explica o histórico de surgimento do BRB, contextualizando a criação, a atuação e a estrutura. Nele, predomina a função referencial da linguagem.
  • D A informação no texto acerca da mudança de nome do banco é um aspecto típico da função da linguagem denominada metalinguística.
  • E O texto explica o histórico de surgimento do BRB, contextualizando a criação, a atuação e a estrutura. Nele, predomina a função apelativa da linguagem.

No trecho “Não deixe seu dinheiro parado, coloque seu FGTS em movimento!”, as palavras sublinhadas correspondem ao modo

  • A indicativo.
  • B imperativo.
  • C subjuntivo.
  • D optativo.
  • E infinitivo.