Questões de Provas do Gás de Alagoas S.A. (ALGÁS) Página 1

Após a releitura do primeiro parágrafo, analise as assertivas e marque a alternativa que contenha análise correta sobre as mesmas.  

      O discurso do ensino de habilidades e competências ganhou força a partir de 1998, com a instituição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que, a princípio, foi criado como mecanismo indutor de mudanças metodológicas nesse segmento. Acreditava-se que a existência de um exame que exigisse dos egressos competências e habilidades capazes de resolver as situações problemas por ele colocadas iria influenciar na mudança de postura dos professores. Essa necessidade está pautada numa nova cultura que modifica as formas de produção e apropriação dos saberes. Estamos vivendo uma era pragmática em que o saber fazer e o saber agir são os “carros-chefes” para o sucesso.

I. A palavra “ele”, presente nesse parágrafo, tem como referente o termo “exame que exigisse dos egressos competências e habilidades capazes de resolver as situações problemas”.

II. A palavra “criado”, presente nesse parágrafo, tem como referente o termo “o discurso de habilidades e competências”.

III. O verbo “são”, poderia, sem prejuízo à correção, ser substituído por “é”.

IV. O termo “nesse segmento”, presente nesse parágrafo, tem como referente “ensino médio”. 

  • A Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
  • B Apenas as assertivas II e III estão corretas.
  • C Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
  • D Apenas a assertiva I está correta.
Compartilhe esta questão

São ideias presentes no texto, EXCETO a de uma das alternativas. Assinale-a.

  • A A concepção do curricular escolar sofreu alterações, mas o comportamento do aluno continua o mesmo. 
  • B O planejamento curricular atende a preceitos pragmáticos e utilitaristas.
  • C Acreditou-se que o currículo por habilidades e competências formaria pessoas mais bem preparadas para enfrentar o mundo. 
  • D Com o discurso de habilidades e atitudes, a escola passou a ter uma dupla missão. 

Considere as afirmativas seguintes:

I. A forma “situações-problemas”, com ambas as palavras no plural, poderia ser substituída corretamente por “situações-problema”. Da mesma forma, “carros-chefes” poderia ser substituída por “carros-chefe”, sem prejuízo à correção.

II. A palavra pragmática, destacada no texto, significa, no contexto, que as ideias só valem se produzirem efeitos práticos.

III. A palavra “paradigma”, destacada no texto, significa, no contexto, deformação.

IV. O termo “outra razão”, destacado no texto, poderia ser substituído, sem prejuízo à correção do período em que se insere, por “mais um motivo”.

Agora, assinale a alternativa com a análise correta sobre as afirmações. 

  • A Estão corretas I, II e IV, apenas.
  • B Estão corretas III e IV, apenas.
  • C Estão corretas II e III, apenas.
  • D Estão corretas I e II, apenas.
Compartilhe esta questão

Assinale a alternativa correta:

  • A Em ”nos tipos de exigências que o Mercado e o mundo em geral vêm fazendo”, o acento no verbo deve-se ao fato de ser uma oxítona terminada em “– em”.
  • B As aspas presentes em “carros-chefes”, no primeiro parágrafo, indicam ironia.
  • C Em ”nos tipos de exigências que o Mercado e o mundo em geral vêm fazendo às pessoas”, a crase ficaria dispensada se o artigo estivesse no singular. 
  • D A palavra “público” é acentuada pela mesma razão que “conteúdo”.
Compartilhe esta questão
As palavras situações-problemas” e “carros-chefes” foram corretamente escritas com hífen. Assinale a alternativa em que todas as palavras foram grafadas de acordo com as regras de presença/ausência deste sinal. 
  • A Mão-de-obra; hipersensível; coordenação, micro-organismo.
  • B Mão-de-obra; hiperssensível; co-ordenação, microrganismo.
  • C Mão de obra; hipersensível; coordenação, micro-organismo.
  • D Mão de obra; hiperssensível; co-ordenação, microorganismo.