Questões de O Sujeito Moderno (Filosofia)

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Segundo Pinzani (2009), Jürgen Habermas considera que a linguagem tem um papel central na formação das relações sociais e dos indivíduos tomados separadamente. Desse modo, a perspectiva habermasiana é a de que:

  • A A sociedade engloba o indivíduo até à dissolução de sua subjetividade.
  • B A identidade do indivíduo é gerada por um processo de socialização.
  • C O indivíduo não é capaz de inovar processos sociais pelo meio da linguagem.
  • D Linguagem e racionalidade não têm uma relação direta, uma vez que a linguagem é repositório de patologias não racionalizáveis.
  • E O desenvolvimento da individualidade não tem relação direta com o desenvolvimento social.

“A constituição das ciências humanas como ciências específicas consolidou-se a partir das contribuições de três correntes de pensamento, que, de meados do século XIX a meados do século XX, provocaram uma ruptura epistemológica e uma revolução científica no campo das humanidades”.
No texto acima, Marilena Chauí (2014) destaca a importância da fenomenologia, do estruturalismo e do marxismo para o desenvolvimento das ciências humanas. Diante do exposto, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as correntes de pensamento às suas respectivas contribuições.

Coluna 1

1. Fenomenologia.
2. Estruturalismo.
3. Marxismo.

Coluna 2

( ) Por meio dessa corrente, as ciências humanas puderam compreender que as mudanças históricas não resultam de ações súbitas e espetaculares de alguns indivíduos ou grupos de indivíduos, mas de lentos processos sociais, econômicos e políticos.
( ) Essa corrente entende que o modo como cada sistema ou estrutura parcial se organiza e se relaciona com os outros define a estrutura geral e específica de uma sociedade “primitiva”, que pode, assim, ser compreendida e explicada cientificamente.
( ) Por meio dessa corrente, foi permitido às ciências humanas que criassem métodos específicos para o estudo de seus objetos, livrando-as das explicações mecânicas de causa e efeito sem que por isso tivessem de abandonar a ideia de lei científica.
( ) Essa corrente permitiu que fosse feita a diferença rigorosa entre a esfera ou região da essência “natureza” e a esfera ou região da essência “homem”. A seguir, permitiu que a esfera ou região “homem” fosse internamente diferenciada em essências diversas: o psíquico, o social, o histórico, o cultural.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 3 – 2 – 3.
  • B 3 – 2 – 1 – 1.
  • C 3 – 2 – 2 – 1.
  • D 2 – 2 – 3 – 1.
  • E 3 – 1 – 3 – 2.

O pós-estruturalismo é uma tendência filosófica que se caracteriza por uma crítica a concepções do próprio estruturalismo, o que realiza com base em autores como Karl Marx, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud. Embora esses autores fundamentais sejam de expressão alemã, os principais representantes do pós-estruturalismo são pensadores de expressão francesa. São autores pós-estruturalistas, EXCETO:

  • A Michel Foucault.
  • B Guy Debord.
  • C Gilles Deleuze.
  • D Jacques Derrida.
  • E Jean-François Lyotard.

“Em cada caso, as correntes hegemônicas dos novos movimentos emancipatórios – como o feminismo, o antirracismo, o multiculturalismo e os direitos LGBTQ – se tornaram aliados (em alguns casos, de forma consciente e deliberada e, em outros, não) de forças neoliberais que buscavam financeirizar a economia capitalista, em particular os setores mais dinâmicos, orientados ao futuro e globalizados do capital, como Hollywood, TI e finanças. Como sempre, o capital conseguiu a melhor parte do negócio”.
O trecho acima sintetiza a ideia de “neoliberalismo progressista”, pois aponta como as pautas políticas de minorias históricas teriam sido apropriadas por grupos econômicos. O conceito de neoliberalismo progressista foi elaborado pela filósofa:

  • A Seyla Benhabib.
  • B Jodi Dean.
  • C Rahel Jaeggi.
  • D Judith Butler.
  • E Nancy Fraser.

“Uma vez que não se está mais incluído nas arenas oficiais, socialmente sancionadas de aquisição de respeito, a alternativa é conquistar diante de suas portas o reconhecimento social com meios não normalizados. Destituídos de toda justificabilidade social, despidas de toda simbolização compartilhada, do ponto de vista dos observadores tais formas de luta por reconhecimento frequentemente assumem as formas mais bizarras”.
O trecho acima foi extraído de um artigo do pensador alemão Axel Honneth (2014). Nesse artigo, o autor trata do recrudescimento dos conflitos sociais contemporâneos, o que ele diagnostica sob o nome de:

  • A Aprofundamento dos conflitos sociais.
  • B Alargamento dos conflitos sociais.
  • C Distensionamento dos conflitos sociais.
  • D Barbarização dos conflitos sociais.
  • E Limitação dos conflitos sociais.