Uma professora de Filosofia, em aula no 3º ano do Ensino Médio está trabalhando com seus estudantes o desenvolvimento argumentativo. Como atividade, propõe a seguinte pergunta: “O ChatGPT pensa?” Após apresentar respostas geradas pela própria ferramenta, os estudantes se dividem: alguns afirmam que a inteligência artificial apenas simula pensamento; outros acreditam que, com o tempo, poderá desenvolver consciência. A professora então propõe que os estudantes analisem os argumentos por trás dessas opiniões à luz de teorias da filosofia da mente, como o dualismo cartesiano, o funcionalismo e a ideia de inteligência artificial fraca e forte.
Considerando a atividade já realizada pela professora, qual das seguintes estratégias de aprendizagem é a mais adequada para fomentar o pensamento crítico dos estudantes e aprofundar esse aprendizado?
- A Aplicar questionário individual sobre a distinção entre mente e máquina.
- B Realizar uma exposição dialogada das principais correntes da filosofia da mente.
- C Promover a leitura de textos clássicos com resumo orientado por perguntas-guia.
- D Preparar uma júri simulado com defesa de visões filosóficas sobre inteligência artificial.
- E Organizar uma roda de conversa informal sobre o impacto das tecnologias na educação.