Prova da Secretaria da Criança (Secretaria da Criança - DF) - Atendente - FUNIVERSA (2015) - Questões Comentadas

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O objetivo principal do texto acima é.
  • A narrar, em forma de crônica, fatos da vida do menor infrator.
  • B descrever os resultados de uma pesquisa acerca dos índices de violência entre menores infratores.
  • C alertar a sociedade dos perigos que rondam crianças e adolescentes.
  • D informar o leitor a respeito das expectativas e do autoconceito do menor infrator.
  • E comprovar a dificuldade de combater o preconceito na sociedade brasileira.

Assinale a alternativa correta de acordo com as ideias do texto.

  • A Segundo os resultados da pesquisa realizada com jovens infratores e mensageiros, mais de 50% dos jovens infratores estarão desempregados no futuro.
  • B A desesperança observada nas respostas dos jovens infratores revela o preconceito social do grupo de pesquisadores em relação aos entrevistados.
  • C O estereótipo do menor infrator, marcado pelo preconceito social, contribui para a construção da identidade desse menor.
  • D A falta de orientação familiar e religiosa é um dos fatores que conduzem os menores infratores à prática de atos ilícitos depois que saem das instituições correcionais.
  • E O maior problema que os menores infratores têm de enfrentar ao ingressarem em uma escola correcional é a falta de oportunidades de estudo e trabalho.

Conclui-se da leitura do texto que, em comparação com os menores mensageiros, os menores infratores.

  • A desprezam o mundo do trabalho formal.
  • B são mais objetivos para enfrentar problemas.
  • C não se preocupam com questões financeiras.
  • D são menos esperançosos em relação ao futuro.
  • E desconsideram a possibilidade de formar família.

Em relação ao texto, assinale a alternativa correta.

  • A A forma verbal “esperam” (linha 5) está flexionada na 3ª pessoa do plural porque concorda com o termo mais próximo, “infratores”; se concordasse com o número que indica porcentagem, deveria estar na 3ª pessoa do singular.
  • B Admite-se a inserção de vírgula após o termo “qualificado” (linha 5), sem prejuízo para a correção gramatical e a coerência do texto.
  • C A colocação de acento grave indicativo de crase em “as diferenças” (linha 14) — às diferenças — não prejudicaria a correção gramatical do texto, desde que a forma verbal “se devem” fosse substituída por se explicam.
  • D Na linha 26, o pronome “lhe” poderia ser deslocado, de acordo com a prescrição gramatical, para a posição imediatamente depois da forma verbal “dá”.
  • E Os vocábulos “atribuída” (linha 20) e “ausência” (linha 27) são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho “embora os dois grupos pertençam à mesma classe social, sejam oriundos da periferia de uma metrópole brasileira e vivam com baixa renda familiar” (linhas de 11 a 13) atende à prescrição gramatical, sem prejuízo da coerência do texto.

  • A conquanto os dois grupos pertenciam ao mesmo estrato social, eram originários da periferia de uma metrópole brasileira e viviam com baixa renda familiar.
  • B porquanto os dois grupos façam parte da mesma camada social, originam-se da periferia de uma metrópole brasileira e vivam com baixa renda familiar.
  • C posto que os dois grupos fazem parte da mesma camada social, provém da periferia de uma metrópole brasileira e vive com baixa renda familiar.
  • D mas os dois grupos pertencem à uma mesma classe social, proveem da periferia de uma metrópole brasileira e vivem com baixa renda familiar.
  • E ainda que os dois grupos pertencessem ao mesmo estrato social, proviessem da periferia de uma metrópole brasileira e vivessem com baixa renda familiar.