Prova da Prefeitura Municipal de Guarujá do Sul - Professor - Matemática - AMEOSC (2021) - Questões Comentadas

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Segundo a Lei Orgânica do município de Guarujá do Sul, entre os objetivos fundamentais da Educação Municipal NÃO consta:

  • A Formação do indivíduo submisso à ordem política.
  • B Preparo para o exercício da cidadania.
  • C Formação para o trabalho.
  • D Desenvolvimento integral da pessoa humana.

O município de Guarujá do Sul/SC tem como base econômica a agropecuária. As opções abaixo apresentam os principais itens que fazem parte da base de cultivo e criação agropecuária do município, EXCETO:

  • A Cultivo de suínos.
  • B Cacau.
  • C Fumo.
  • D Feijão.

"A educação matemática deve contribuir para uma cidadania responsável, ajudando os alunos a tornarem-se indivíduos não dominados, mas, pelo contrário, independentes - no sentido de competentes, críticos, confiantes e criativos - nos aspectos essenciais em que a sua vida se relaciona com a matemática." (MATOS & SERRAZINA, 1996, p. 19). A análise do trecho acima nos remete a um conceito que tem sido cada dia mais difundido, o da "intencionalidade", que atribui uma função social ao que é trabalhando em sala de aula, tornando conteúdos e atividades instrumentos de construção de valores. Qual das opções abaixo cita uma forma de contribuição do ensino da matemática na formação de um indivíduo dentro dos preceitos da cidadania?

  • A Problematização de situações cotidianas de cunho social, que podem ser resolvidas por meio dos conceitos matemáticos e sua aplicação.
  • B Resolução de problemas descontextualizados, que permitem o desenvolvimento do pensamento abstrato e utópico.
  • C Trabalhos individuais que trabalham o desenvolvimento de algoritmos por meio de resoluções mecânicas e repetitivas.
  • D Projetos pedagógicos com proposta meramente recreativa.

Oito amigos foram jogar vôlei de praia e, como não tinham duplas fixas, escreveram em pedaços de papel os nomes de todas as duplas possíveis de serem formadas e puseram em uma urna para sortear. Quantos pedaços de papel foram para a urna?

  • A Foram para a urna 28 pedaços de papel.
  • B Foram para a urna 15 pedaços de papel.
  • C Foram para a urna 10 pedaços de papel.
  • D Foram para a urna 4 pedaços de papel.

Em uma brincadeira com seu irmão Jessé, Lucas pediu que ele enchesse um tabuleiro de xadrez com grãos de arroz, colocando na primeira casa 2, na segunda 4, na terceira 8, até preencher as 64 casas. Como Jessé é muito esperto resolveu calcular quantos grãos de arroz seriam necessários para cumprir a tarefa, e viu que seria impossível, pois se tratava de uma:

  • A Função quadrada.
  • B Função exponencial.
  • C Derivada.
  • D Equação diferencial.