Prova do Conselho Regional de Medicina do Mato Grosso do Sul - Assessor - MS CONCURSOS (2014) - Questões Comentadas

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O texto, fragmento da obra Marley e eu, apresenta uma linguagem simples, mas construída com certa riqueza de detalhes. Assim, de uma atenta leitura consegue-se deduzir:

  • A Jenny e a família mudaram-se da Flórida para a Pensilvânia havia menos de dois anos.
  • B A família moradora da Pensilvânia é constituída por seis personagens: Jenny e seu esposo, Colleen, Patrick, Connor e outro personagem que também é o narrador.
  • C Na Pensilvânia, haveria uma prova para Cães de Grande Porte, na qual Marley foi inscrito para concorrer.
  • D A família estava preparada para enfrentar o rigoroso inverno da Pensilvânia que chegou quatro semanas após o início do ano.

Um dos recursos utilizados para enriquecer um texto é a intertextualidade. Pode-se dizer que ela ocorre nos trechos a seguir, exceto naquele apontado em qual alternativa?

  • A “Na manhã de Natal havia um tobogã novinho em folha debaixo da árvore”.
  • B “a neve finalmente veio me salvar do meu purgatório de culpa.”
  • C “O Abominável Cachorro das Neves.”
  • D “essa era a melhor de todas, o Santo Graal da vida no inverno do norte.”

No que se refere à tipologia textual, Marley e eu encaixa-se em uma narrativa. Pode-se comprovar essa afirmação ao se observar o predomínio de certas características no texto, dentre elas:

  • A Emprego de figuras de linguagem, verbos de ligação, descrições de natureza expositiva e persuasiva.
  • B Presença de narrador, personagens, cenário, fato, diálogo direto, progressão temporal, verbos de ação.
  • C Presença de personagens, cenário, progressão lógica e objetiva das ideias, presença acentuada de frases nominais de cunho explicativo.
  • D Presença de narrador, diálogo, linguagem denotativa, defesa de um argumento, formas gramaticais que indicam conselho, orientação.

Ao relatar as traquinagens de Marley, em alguns momentos o narrador parece assumir o lugar do cão, personificando-o e exteriorizando aquilo que o animal pensaria ou sentiria em determinada situação.
Quanto a essa ideia, analise os trechos seguintes e assinale a alternativa correta:
I – “A neve era quase tão divertida quanto bagunçar o lixo do vizinho.”
II – “Quando suas patas tocaram aquela coisa branca e toda estranha - 'Ih, molhado! Ih, frio!’”
III – “Acompanhando-se o rastro de Marley pela neve conseguia-se começar a entender como funcionava sua mente tortuosa.”

  • A Somente I está de acordo com a ideia do enunciado.
  • B Somente III está de acordo com a ideia do enunciado.
  • C Somente I e III estão de acordo com a ideia do enunciado.
  • D Somente I e II estão de acordo com a ideia do enunciado.

Releia: “Jenny e eu tivemos de usar uma série de argumentos para convencer Patrick e Connor de que estariam deixando sua casa e seus amigos na Flórida em troca de algo melhor, e o mais persuasivo de todos fora a promessa de que teriam neve.”

A respeito do termo grifado, assinale a alternativa correta:

  • A É uma preposição e pode ser substituída pela preposição exceto ou salvo, mantendo o mesmo sentido.
  • B Trata-se da terceira pessoa do singular do verbo ir no tempo pretérito mais-que-perfeito do indicativo.
  • C Trata-se da terceira pessoa do singular do verbo ser no tempo pretérito imperfeito do indicativo.
  • D Trata-se da terceira pessoa do singular do verbo ser no tempo pretérito-mais-que-perfeito do indicativo.