Prova do Banco do Brasil - Escriturário - CESGRANRIO (2015) - Questões Comentadas

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A comparação do título da reportagem com o texto integral permite afirmar que o

  • A texto pode provocar dúvidas nos leitores porque contém muitas siglas desconhecidas.
  • B texto contradiz o título, pois desqualifica a orientação aos consumidores.
  • C título é inteiramente fiel ao conteúdo do texto, cujo foco é especificamente a defesa dos consumidores.
  • D texto e o título focalizam os consumidores como o público-alvo da cartilha.
  • E título destaca apenas parcialmente o conteúdo da cartilha de orientação.

A matéria informa que as orientações contidas na cartilha levaram em consideração alguns dados objetivos.

Que dados são esses?

  • A As queixas dos consumidores diante da má qualidade de atendimento dos lojistas
  • B As desculpas dos lojistas diante da grande quantidade de reclamações dos consumidores
  • C As queixas e as dificuldades declaradas tanto por compradores como por vendedores
  • D O índice elevado de prejuízos dos varejistas diante da falta de pagamento dos consumidores
  • E As pesquisas feitas por especialistas em técnicas de consumo e vendas

Na frase “‘É importante informá-lo dos seus direitos’” (L. 28-29) emprega-se o verbo informar seguido do pronome oblíquo. Entretanto, o redator poderia ter optado por empregar, em vez de lo, o pronome lhe.

A frase resultante, mantendo-se o mesmo sentido e respeitando-se a norma-padrão, seria:

  • A É importante informar-lhe sobre os seus direitos.
  • B É importante lhe informar a respeito dos seus direitos.
  • C É importante informar-lhe dos seus direitos.
  • D É importante informar-lhe os seus direitos.
  • E É importante lhe informar acerca dos seus direitos.

Na última frase do texto, é transcrita a opinião de um empresário, para quem “conhecer bem o CDC é vital não só para os lojistas, mas também para seus fornecedores”. (L. 30-31)

Considerando-se o conteúdo dessa opinião, que outra estrutura frasal poderia representá-la?

  • A Conhecer bem o CDC é vital tanto para os lojistas quanto para seus fornecedores.
  • B Conhecer bem o CDC é vital em especial para os lojistas assim como para seus fornecedores.
  • C Conhecer bem o CDC é vital nem tanto para os lojistas como para seus fornecedores.
  • D Conhecer bem o CDC é vital inclusive para os lojistas sem falar em seus fornecedores.
  • E Conhecer bem o CDC é vital não tanto para os lojistas bem como para seus fornecedores.

No trecho “Batizada de Boas Vendas, Boas Compras! – Guia prático de direitos e deveres para lojistas e consumidores, a publicação destaca os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor (CDC)” (L. 10-13), são palavras de classes gramaticais diferentes

  • A vendas e compras
  • B prático e principais
  • C publicação e pontos
  • D direitos e lojistas
  • E deveres e destaca