Questões de Concursos para Professor - Turismo

Limpar Busca

Lazer e turismo são atividades recentes e bastante complexas, intrinsecamente entrelaçadas. Se caracterizam por exigir trabalho de alguns para fornecer lazer e entretenimento para outros, nos diversos setores de serviço, como artes e cultura, esportes, transportes, alimentos e bebidas, hospedagem, casas noturnas e entretenimento em geral, exigindo também muita pesquisa e ensino.
Considerando o texto anterior como referência inicial, assinale a opção correta a respeito do lazer.

  • A Na sociedade atual, tempo livre e lazer possuem a mesma função, sendo considerados sinônimos.
  • B O lazer firmou-se como uma necessidade de autorrealização, que é consumada antes mesmo das necessidades básicas.
  • C O lazer turístico pressupõe que o indivíduo tenha tempo, vontade de viajar e que existam meios adequados de hospedagem e transporte durante a viagem.
  • D A função social do lazer limita-se à necessidade básica do descanso.
  • E Tempo de recreação e tempo turístico podem ser considerados sinônimos.

A literatura que trata de turismo entende que não há possibilidade alguma de existir qualquer manifestação do fenômeno turístico sem entender a tríplice que o compõe: o homem, o espaço e o tempo. Acerca da conceituação desses elementos, assinale a opção correta.

  • A O tempo, elemento que influencia na decisão de realização da viagem, é considerado na organização de pacotes turísticos, de modo que a duração da viagem é contada desde o momento em que o turista acorda, no dia de partida, até o momento que chega em casa, no dia em que retorna ao seu local de origem.
  • B O homem é o sujeito da viagem, é aquele que é motivado a deslocar-se, toma a decisão e a realiza, através do fluxo ou da corrente turística, podendo, dentro deste fluxo, a região geradora de visitantes ser chamada de núcleo receptor.
  • C O homem é o sujeito da viagem, é aquele que é motivado a deslocar-se, toma a decisão e a realiza, através do fluxo ou corrente turística, podendo, dentro deste fluxo, a região de destinação turística ser chamada de núcleo emissor.
  • D O tempo de viagem baseia-se na distância entre um núcleo receptor e um núcleo emissor e é um dos fatores preponderantes para o consumidor, quando decide seu destino turístico.
  • E Os elementos socioculturais e geográficos, assim como os atrativos do núcleo emissor, se mostram um dos fatores preponderantes para o consumidor, quanto decide seu destino turístico.

As empresas prestadoras de serviços, assim como os setores hoteleiro, turístico e do lazer, buscam diferenciais para se manter no mercado. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.

  • A As informações coletadas de fornecedores, clientes e concorrentes são indispensáveis à existência e ao funcionamento eficiente da empresa, na medida em que auxiliam decisivamente nas tomadas de decisões.
  • B Os dados gerados pela empresa são insignificantes frente às informações originadas do ambiente ou dos clientes.
  • C A tecnologia é dispensável no turismo, pois todas as atividades são realizadas presencialmente.
  • D A ausência de relatórios dos guias é um fator impactante em casos de acidentes ou episódios importantes nos trajetos dos turistas.
  • E Diferentemente das empresas de produtos, nas empresas de turismo, inexiste serviço de pós-venda, por ser desnecessário à tomada de decisões.

Um dos elementos do marketing, os serviços têm sua importância para o cliente, e o segmento do turismo é atento a esse elemento. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

  • A Os serviços são variáveis e imperecíveis, características que representam desafios e requerem certas estratégias.
  • B Na prestação de serviços de turismo, hospitalidade ou lazer, os serviços oferecidos são os estritamente listados no contrato que a empresa tiver firmado, o que impossibilita o atendimento das expectativas dos clientes que extrapolem essa listagem.
  • C Na hotelaria, chamam-se serviços primários os recursos como mercadoria para vendas, café da manhã em caráter de cortesia e programa de fidelidade.
  • D A prestação de serviço ao cliente independe da observação da satisfação do cliente pelos os funcionários.
  • E Serviço é qualquer ato ou desempenho essencialmente intangível que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada.

Um grupo de jovens pediu a um agente de viagens indicação de um tipo de turismo que incluíssem as seguintes atividades: rafting, rapel, mergulho, trekking, arborismo e exploração de Cavernas.
O tipo de turismo procurado pelo grupo denomina-se

  • A turismo de massa.
  • B ecoturismo.
  • C turismo rural.
  • D turismo de aventura.
  • E agroturismo.