Questões comentadas de Concursos para Técnico - Análises Clínicas

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De acordo com a tipologia textual, por ter sido publicado em jornal, o texto se define como informativo. Tais textos apresentam características de estruturação, entre as quais NÃO se encontra a que se expressa na opção:

  • A breve apresentação inicial do tópico principal da matéria desenvolvida, seguida do corpo do texto, exposição detalhada do fato noticiado.
  • B linguagem marcada pela imparcialidade e neutralidade do emissor em relação ao fato noticiado.
  • C emprego predominante de verbos no modo indicativo, como forma de se expressar a exatidão do fato noticiado.
  • D textos direcionados a um público-alvo, geralmente de interesse apenas das comunidades acadêmicas onde se desenvolvem pesquisas.
  • E transmissão das informações para os leitores de forma mais objetiva possível, alheia ao emissor.

Sobre os testes de atividade antimicrobiana em plantas, podemos afirmar que: I – Realizam-se os testes de atividade biológica em todos os tipos de extratos ou frações a fim de encontrar a classe responsável pela atividade. II – Os resultados dos testes de atividade se igualam independente do tipo de solvente utilizado. III – Não há necessidade de realizar testes de atividade do extrato bruto, pois o importante são as frações obtidas. IV – O teste de atividade escolhido depende somente de qual bactéria será testada. V – É necessário o controle do teste, independente do mesmo já ser validado. Estão corretas somente as afirmativas:

  • A II, III e V.
  • B I e V.
  • C I, III e IV.
  • D II e IV.
  • E IV e V.

“A solução adotada pelos cientistas foi fabricar redes com agulhas de ouro extremamente pequenas, com pontas dez mil vezes menores que a espessura de um fio de cabelo, DE FORMA QUE, quando submetidas a uma pequena corrente elétrica, elas criassem um campo que atraísse o CO₂ , acelerando sua redução em CO.” (2º §)
De acordo com o texto, a locução conjuntiva em caixa alta no fragmento transcrito acima exprime o sentido de:

  • A concessão.
  • B consequência.
  • C condição.
  • D comparação.
  • E causa.

No detalhamento da notícia, os emissores do texto usaram várias formas de argumentação, com o fim de dar consistência à notícia publicada.
Em cada opção nos itens abaixo, foram relacionadas 2 formas de argumentação. A opção em que as duas formas de argumentação estão presentes no texto é:

  • A argumentos de autoridade, ou seja, aqueles que invocam o testemunho de pessoa reconhecida em determinada disciplina para avaliar um posicionamento defendido. / argumentos baseados em raciocínio lógico, ou seja, em relações de causas e consequências.
  • B argumentos de exemplificação ou de ilustração, ou seja, relato de um pequeno fato (real ou fictício) / argumentos de senso comum, ou seja, representam o senso geral, incontestáveis.
  • C argumentos de contra-argumentação, ou seja, o emissor concede uma linha de raciocínio, para depois refutá-la / argumentos por exclusão, ou seja, o emissor propõe várias hipóteses, e vai-se eliminando uma por uma.
  • D argumentos de prova, ou seja, o que explora a prova testemunhal / argumentos de fuga, ou seja, os que buscam a sensibilização por meio de dados subjetivos.
  • E argumentos contra o homem, ou seja, se são usados depoimentos de testemunhos sem credibilidade / argumentos de provas concretas ou princípio, ou seja, baseados em provas concretas, extraídas da realidade.

“Uma delas é justamente convertê-lo de volta nos combustíveis de cuja queima ele se originou...” (1º §)
Considere no fragmento acima, do ponto de vista da regência, o emprego do pronome relativo na redação da oração adjetiva.
Das alterações feitas abaixo no mesmo fragmento, aquela em que o emprego do pronome relativo CONTRARIA norma de regência da língua culta é:

  • A Uma delas é justamente convertê-lo de volta nos combustíveis a cujas vantagens o cientista se referiu.
  • B Uma delas é justamente convertê-lo de volta nos combustíveis em cujos princípios o cientista se baseou.
  • C Uma delas é justamente convertê-lo de volta nos combustíveis sob cujo tema o cientista havia escrito.
  • D Uma delas é justamente convertê-lo de volta nos combustíveis para cuja importância os cientistas contribuíram.
  • E Uma delas é justamente convertê-lo de volta nos combustíveis com cuja produção o cientista contava.