Questões comentadas de Concursos para Técnico - Mecânica

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A Lei nº 8.112 de 1990 dispõe sobre proibições ao servidor. Considere as asserções abaixo.

I. Participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, na qualidade de acionista, cotista ou comanditário.
II. Atuar como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro.
III. Cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, ainda que em situações de emergência e transitórias.
IV. Cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado.

Assinale a alternativa que apresenta somente asserções corretas.

  • A I, II
  • B II, IV
  • C I, III
  • D III, IV
Texto I
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Disponível em: https://issuu.com/luvieira.ink/docs/grifo_36_o_mete_ro. Acesso em: 09 mar. 2024.

Texto II

No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas tão fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra.

ANDRADE, C. D. Uma pedra no meio do caminho: Biografia de um poema. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1967.

Analise as proposições e assinale a alternativa correta.
  • A O texto I valida o texto II, na medida em que o retoma e propõe a mesma interpretação para “uma pedra no caminho”.
  • B O texto I, pelo uso da expressão “Tem uma pedra no caminho”, apresenta uma relação com o texto II.
  • C O texto II apresenta a mesma temática do texto I, relacionada implicitamente em ambos os textos.
  • D O texto II tem a mesma função comunicativa do texto I, pois ambos propõem “uma pedra no caminho”.

Escrevo em Buracópolis! Todas as ruas desta Corte estão convertidas em enormes buracos, (1)que ameaçam tragar a respectiva população! Dizem-me (2)que é o encanamento das águas pluviais (3)que exige a abertura dessas medonhas e tremendas covas: será, mas (4)que diabo!
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635939/3648. Acesso em: 08 mar. 2024.

Os termos destacados possuem a mesma função em

  • A 2 e 3
  • B 3 e 4
  • C 2 e 4
  • D 1 e 3

O fim da desigualdade salarial é uma reivindicação antiga das mulheres, que ganhou respaldo jurídico no Brasil em 2023. Mesmo assim, as mulheres tendem a ganhar menos, uma vez que são socializadas para ocupar cargos tradicionalmente desvalorizados no mercado de trabalho. A conclusão é da pesquisadora do IBGE Barbara Cobo. [...]   Em sua avaliação, Bárbara acredita existir uma socialização da cultura do cuidado, que encaminha mulheres, consequentemente, para profissões relacionadas ao cuidado como enfermagem e assistência social, tradicionalmente profissões mais desvalorizadas.    “Nas profissões que têm a carga de afeto, que dificilmente são mecanizadas, robotizadas e têm essa complexidade do tratar o outro, como são normalizadas enquanto feitas gratuitamente pelas mulheres, essas ocupações também são desvalorizadas no mercado de trabalho. Não à toa o próprio emprego doméstico remunerado, exercido fundamentalmente por mulheres negras no Brasil, é a ocupação com pior remuneração dentre todas que a gente encontra no mercado de trabalho.”
Disponível em: https://jornalggn.com.br/cidadania/por-que-a-desigualdade-salarial-entre-generos-persistetvggn-explica/. Acesso em: 11 de mar. 2024.

O trecho destacado no texto estabelece com o período anterior uma relação argumentativa

  • A pelo uso da autoridade, já que considera o discurso produzido por uma pesquisadora.
  • B por comprovação pelo exemplo, uma vez que indica uma profissão desvalorizada.
  • C por comparação, pois relaciona profissões desvalorizadas no mercado de trabalho.
  • D pela historicidade, porque recorre à conjuntura sócio-histórica do trabalho doméstico.

Quarta-feira. O Rio de Janeiro flutua em ondas de vento morno. O ônibus do BRT para desajeitadamente na estação Riocentro e um grupo de vinte pessoas atravessa as portas automáticas como sardinhas escapando da lata. Conforme o veículo se distancia, eles atravessam a roleta e sorriem diante do que veem do outro lado da rua. Saltitando no asfalto pegajoso, alguns ignoram os gritos do guarda municipal suando debaixo de um colete verde neon. Um caminhão risca a faixa de pedestres e o grupo que abandonou o BRT já se dissipou em cinco. Suas vozes chegam como um eco distante. Após cruzar a cancela do estacionamento, estamos dentro do segundo maior centro de convenções da América Latina. Em três pavilhões, a 18ª Bienal Internacional do Livro do Rio chega ao sétimo dia de seu exercício hercúleo: levar literatura a uma população que não lê – segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2016, 44% dos brasileiros não lê e 30% nunca comprou um livro.
Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/esperando-leitor/. Acesso em: 15 mar. 2024.

Os trechos destacados no texto apresentam construções metafóricas que têm por função

  • A marcar o uso subjetivo da linguagem, revelando o estilo do produtor textual.
  • B facilitar o fluxo informacional do texto, favorecendo a interpretação textual.
  • C tornar o texto mais agradável e intimista, beneficiando a receptividade do interlocutor.
  • D direcionar a leitura, orientando a precisão do sentido aos usos linguísticos.