Questões comentadas de Concursos para Supervisor Educacional

Limpar Busca

A frase final, "A pequena palavra que se alonga como um canto de cigarra perdido numa tarde de domingo", evoca um sentimento de:

  • A Melancolia e resignação diante da passagem inexorável do tempo.
  • B Nostalgia e saudade de uma juventude que não pode ser recuperada.
  • C Solidão e desamparo em face da vastidão e indiferença do mundo.
  • D Consciência da transitoriedade e a persistência de um eco sutil da despedida.

A metáfora da estrela morta que ainda brilha, no terceiro parágrafo, remete à ideia de que:

  • A As memórias de um amor passado, mesmo findo, continuam a iluminar a existência.
  • B A ilusão de um futuro promissor persiste, apesar da realidade desoladora do presente.
  • C A beleza efêmera da vida e da realidade ao redor se manifestam mesmo em momentos de grande sofrimento.
  • D A esperança de reencontro se mantém viva, superando a dor da ausência.

No primeiro parágrafo, a comparação da separação com um baile de carnaval sugere:

  • A A perenidade dos relacionamentos humanos e a facilidade de substituição de parceiros.
  • B A natureza imprevisível dos encontros e desencontros da vida.
  • C A superficialidade das relações sociais e a segurança de laços afetivos profundos.
  • D A impossibilidade do esquecimento e a mágoa diante do fim de um vínculo social.

A avaliação no contexto escolar, quando orientada por uma perspectiva crítica, deve ultrapassar a função de aferição de desempenho para tornar-se instrumento de reflexão coletiva, reorganização curricular e valorização dos sujeitos. No âmbito da supervisão pedagógica, isso implica compreender a avaliação como eixo articulador entre o saber escolar, a prática docente e os processos formativos.
Com base nessa concepção, analise as assertivas a seguir:

I. A reestruturação dos planejamentos pedagógicos com base na incidência de itens das avaliações externas pode favorecer a objetividade das ações escolares, mas compromete a intencionalidade formativa e o vínculo com a realidade dos estudantes.
II. A aplicação de diagnósticos baseados em padrões externos, sem contextualização, tende a instrumentalizar a avaliação como mecanismo técnico, afastando-a de sua função pedagógica e coletiva.
III. A categorização de docentes a partir de resultados quantitativos de aprendizagem desconsidera fatores estruturais e subjetivos do processo educacional, gerando visões simplificadas de eficácia pedagógica.
IV. A atuação do supervisor na articulação entre avaliação, currículo e formação docente deve garantir a adesão dos professores às metas oficiais de desempenho, assegurando homogeneidade na aplicação dos conteúdos curriculares.

Assinale a alternativa correta:

  • A Apenas as assertivas I e II estão corretas.
  • B Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
  • C Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.

Em “Talvez não mereçamos imaginar que haverá outros verões”, a forma verbal em destaque:

  • A Foi empregada no modo subjuntivo, pois expressa possibilidade, ideia expressa pelo uso do termo “talvez”.
  • B Foi empregada no modo indicativo, estabelecendo ideia de certeza, ideia expressa pelo uso do termo “haverá”.
  • C Foi empregada no modo subjuntivo, pois expressa certeza de realização, ideia expressa pelo uso do termo “haverá”, no modo indicativo.
  • D Foi empregada no modo imperativo, pois expressa um conselho a si próprio, ideia expressa pelo uso do termo “talvez”.