Questões comentadas de Concursos para Psicólogo de Saúde Mental

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Nathalie Beghin constrói sua argumentação em relação à temática da emergência alimentar no Brasil, elencando e discutindo aquelas que ela considera as principais causas e consequências do problema.
Como estratégia de combate à insegurança alimentar, a articulista defende a

  • A diminuição das desigualdades raciais e regionais no país.
  • B doação de alimentos pela Política Nacional de Segurança Alimentar.
  • C legitimação da agricultura familiar como responsável pela alimentação básica.
  • D valorização da agropecuária extensiva e de grande porte.

Um adolescente de 16 anos de idade foi encaminhado pela família a um psicólogo do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, considerando o seu comportamento ora muito agressivo, ora apático e depressivo, ocorrendo há mais de um ano. A mãe da jovem relatou que ele não gosta de conversar com as pessoas e, depois de dois anos de pandemia do Coronavírus, ele não quer mais sair de casa.
Considerando os objetivos e as etapas do processo de psicodiagnóstico, analise as afirmativas a seguir.
I. Deverão ser feitas perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição de hipóteses iniciais, considerando os sinais e sintomas apresentados pelo adolescente. II. Nas primeiras entrevistas deve-se esclarecer o motivo latente e o motivo manifesto da consulta, considerando também as ansiedades e as defesas que o adolescente (ou seus pais) demonstrar. III. Devem ser aplicados testes psicométricos de início e ser feita uma devolutiva aos pais, considerando a urgência de um laudo para o tratamento adequado do jovem. IV. Podem ser utilizados instrumentos diagnósticos complementares à entrevista, como técnicas projetivas ou outros instrumentos aplicáveis. V. Deve-se obter um diagnóstico clínico, validado pelo médico responsável, antes de analisar os diferentes instrumentos utilizados como testes projetivos.
Estão corretas as afirmativas

  • A I, II e IV, apenas.
  • B I, III e V, apenas.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D I, II, III, IV e V.

Releia o trecho a seguir. “E piora as desigualdades geracionais: de acordo com o Unicef, 61% das crianças e dos adolescentes vivem na pobreza, sendo, portanto, mais impactados pela carestia alimentar.”
A conjunção destacada poderia ser substituída, sem prejuízo de sentido, por

  • A contudo.
  • B de outra sorte.
  • C por conseguinte.
  • D porquanto.

Releia o trecho do texto:
“A fome tem pressa, não pode esperar. Urge implementar desde já uma ação emergencial de combate à fome. Urge, ainda, retomar a política nacional de segurança alimentar e nutricional para enfrentar as causas estruturais da fome no Brasil.”
A construção desse trecho do texto é marcada pela função

  • A conativa da linguagem, em que o foco está no leitor, na tentativa de dissuadi-lo.
  • B expressiva da linguagem, na qual há subjetividade e busca pela evocação de opinião.
  • C fática da linguagem, em que se busca o diálogo direto com o leitor.
  • D referencial da linguagem, na qual há objetividade e distanciamento entre autor e tema.

Releia o trecho a seguir.
“O levantamento do Datafolha revela que, entre os desempregados, 38% disseram que não tiveram comida suficiente.”
No período composto transcrito do texto, os verbos destacados são

  • A complementados por orações que funcionam como objeto direto.
  • B complementados por orações que funcionam como objeto indireto.
  • C intransitivos e, portanto, não pedem complemento verbal.
  • D seguidos de orações que funcionam como predicativos.