Questões comentadas de Concursos para Professor II - Geografia

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Releia o trecho a seguir.

“O fato é que a educação brasileira é como um grande e pesado avião que tem tido vários percalços em sua viagem rumo ao futuro. Só que, diferentemente das viagens dos aviões de carreira, a turbulência intermitente é a regra, não a exceção.”

Nesse fragmento, a estratégia argumentativa usada pelo autor é pautada em uma

  • A antítese, opondo as dificuldades enfrentadas pelos alunos às viagens de avião, para enfatizar a gravidade da desigualdade educacional.
  • B prosopopeia, atribuindo características de uma experiência humana, como fazer uma viagem de avião, ao sistema educacional.
  • C analogia, sugerindo a incerteza quanto ao futuro da educação diante dos diversos percalços que surgem no caminho.
  • D contradição, descrevendo o futuro da educação como uma meta definida, mas simultaneamente inalcançável.

De acordo com o texto, no campo da educação, a questão tecnológica se configura ao mesmo tempo como solução e como problema porque

  • A a tecnologia, embora tenha promovido a difusão de recursos importantes para o ensino, também evidenciou e ampliou as desigualdades educacionais já existentes.
  • B o acesso irrestrito à tecnologia permitiu a melhora no aprendizado de competências fundamentais, mas não contribuiu para o letramento digital dos professores.
  • C o uso da tecnologia na educação tem substituído métodos tradicionais, o que prejudica a compreensão de disciplinas como leitura e matemática.
  • D a tecnologia, apesar de facilitar o acesso ao conhecimento, tem desviado o foco dos alunos, diminuindo sua capacidade de raciocínio lógico.

Releia o trecho a seguir.

“Diante de tantos desafios que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos – pandemia e a discussão sobre vacinas, retorno da inflação, [...] para ficarmos só com alguns –, talvez a educação seja o maior deles.”

A função dos travessões no trecho reproduzido anteriormente é

  • A apresentar informações adicionais que exemplificam alguns dos desafios enfrentados pelo Brasil, reforçando o argumento principal sobre a complexidade da crise educacional.
  • B substituir o uso de parênteses, uma vez que os travessões são mais indicados em linguagem formal e reforçam a crítica implícita ao excesso de desafios vividos no Brasil.
  • C isolar um trecho que resume os problemas mais importantes no Brasil, com o objetivo de destacar o impacto da crise na educação em comparação aos demais.
  • D introduzir um comentário de cunho irônico sobre a quantidade de problemas enfrentados no Brasil, insinuando que essa lista deveria ser menor.

Releia este trecho:

“Só que, diferentemente das viagens dos aviões de carreira, a turbulência intermitente é a regra, não a exceção.”

Assinale a alternativa cuja palavra destacada pertença, no contexto apresentado, à mesma classe gramatical daquela palavra destacada no trecho anterior.

  • A “[...] se os anos de pandemia ‘escancararam e aprofundaram as desigualdades do País, especialmente na educação’ [...].”
  • B “Porque a crise na educação brasileira não é recente, não é de hoje, apesar de ter sido exponenciada [...].”
  • C “Entre esses dilemas parece estar a inescapável questão tecnológica e o chamado letramento digital.”
  • D “A capacidade de leitura interfere no aproveitamento de todas as disciplinas da escola [...].”

Um elemento usado no texto para reforçar sua argumentatividade é a

  • A apresentação de uma narrativa cronológica sobre a evolução da educação brasileira e seus desafios.
  • B descrição detalhada dos recursos tecnológicos utilizados no campo da educação durante o período da pandemia.
  • C organização estrutural que apresenta um relato subjetivo sobre as experiências educacionais do autor durante a pandemia.
  • D exposição de dados e opiniões de especialistas que sustentam a tese do articulista sobre os desafios da educação no Brasil.