Questão 3 Comentada - Prefeitura de Manhuaçu -2 - Professor II - Educação Física - FUNDEP (Gestão de Concursos) (2024)

Caminhos e descaminhos da Educação no Brasil


Diante de tantos desafios que o Brasil tem enfrentado nos últimos anos – pandemia e a discussão sobre vacinas, retorno da inflação, [...] para ficarmos só com alguns –, talvez a educação seja o maior deles. Porque a crise na educação brasileira não é recente, não é de hoje, apesar de ter sido exponenciada nos últimos anos [...]. O fato é que a educação brasileira é como um grande e pesado avião que tem tido vários percalços em sua viagem rumo ao futuro. Só que, diferentemente das viagens dos aviões de carreira, a turbulência intermitente é a regra, não a exceção. E o destino ainda parece incerto.

[...]

Entre esses dilemas parece estar a inescapável questão tecnológica e o chamado letramento digital – tanto solução quanto problema quando o quadro a ser compreendido é o da educação. Para o professor sênior do Instituto de Física da USP (IF) e coordenador acadêmico da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do IEA, Luís Carlos de Menezes, se os anos de pandemia “escancararam e aprofundaram as desigualdades do País, especialmente na educação”, eles também tiveram outro condão: “difundir recursos tecnológicos de informação e comunicação que se mostraram importantes para o ensino”, afirmou ele recentemente ao Jornal da USP. E aí talvez residam o problema e o dilema tecnológico. O pesquisador e professor da Faculdade de Educação, Ocimar Alavarse, comenta que os dados indicam uma defasagem na leitura e resolução de problemas matemáticos por parte dos alunos. “Essas duas competências são muito importantes”, diz. “A capacidade de leitura interfere no aproveitamento de todas as disciplinas da escola, assim como na resolução de problemas, que, embora associada à matemática, diz respeito à lógica e ao raciocínio”, afirmou ele, em entrevista à Rádio USP [...].


ROLLEMBERG, Marcello. Caminhos e descaminhos da Educação no Brasil. Jornal da USP. Disponível em: https:// jornal.usp.br/atualidades/caminhos-e-descaminhos-daeducacao-no-brasil/. Acesso em: 12 set. 2024. [Fragmento]


Releia o trecho a seguir.

“O fato é que a educação brasileira é como um grande e pesado avião que tem tido vários percalços em sua viagem rumo ao futuro. Só que, diferentemente das viagens dos aviões de carreira, a turbulência intermitente é a regra, não a exceção.”

Nesse fragmento, a estratégia argumentativa usada pelo autor é pautada em uma

  • A antítese, opondo as dificuldades enfrentadas pelos alunos às viagens de avião, para enfatizar a gravidade da desigualdade educacional.
  • B prosopopeia, atribuindo características de uma experiência humana, como fazer uma viagem de avião, ao sistema educacional.
  • C analogia, sugerindo a incerteza quanto ao futuro da educação diante dos diversos percalços que surgem no caminho.
  • D contradição, descrevendo o futuro da educação como uma meta definida, mas simultaneamente inalcançável.