“Iracema, filha do cacique, como todas as moças da sua tribo, era bela e delicada como a flor do sertão. Seu olhar, mais claro que a água das fontes, tinha a suavidade das aves que voam nas pradarias do sertão. Seus cabelos eram longos e negros, como as noites sem lua, e sua pele, dourada pelo sol do meio-dia, refletia a luz que emana da natureza selvagem. Ela era o símbolo de tudo que é puro e intocado naquelas terras. O jovem branco, Martim, se encantou por sua beleza e por sua pureza, e a flor do sertão se tornou o símbolo da união entre duas culturas, a indígena e a portuguesa. No entanto, essa união estava destinada a ser marcada por conflitos e desafios, uma vez que ambas as culturas eram tão diferentes quanto o céu e a terra, embora possuíssem algo de complementar entre si.” (Trecho adaptado da obra de Iracema, José de Alencar, pioneiro do Indianismo na literatura)
No livro Iracema, de José de Alencar, a personagem-título simboliza a cultura indígena pura e intocada, mas seu encontro com o homem branco Martim representa um processo de transformação e perda cultural, semelhante ao que ocorreu historicamente com a chegada dos colonizadores.
O Decreto nº 6.861/2008 organiza a educação escolar indígena em territórios etnoeducacionais, assegurando que os povos indígenas tenham um ensino que respeite sua cultura, suas línguas e seus saberes tradicionais. O objetivo dessa política é evitar a imposição de modelos educacionais que não correspondam à realidade indígena, garantindo a autonomia e a continuidade dos conhecimentos ancestrais.
Com base no trecho apresentado, adaptado da obra de José de Alencar, e nos princípios da educação escolar indígena estabelecidos pelo Decreto no 6.861/2008, é correto afirmar que:
-
A Na ficção, o contato entre Iracema e Martim simboliza a necessidade de adaptar os povos indígenas à cultura europeia, uma ideia compatível com a proposta dos territórios etnoeducacionais.
-
B O trecho sugere que a cultura indígena deveria ser assimilada pela cultura branca, ideia que se contrapõe ao princípio do Decreto citado, ao garantir um ensino indígena específico e diferenciado.
-
C A história de Iracema representa uma fusão harmoniosa entre culturas, o que está de acordo com o modelo educacional defendido pelo Decreto, que promove um ensino bilíngue e multicultural.
-
D A perda da identidade indígena simbolizada no trecho pela união entre duas culturas, a indígena e a portuguesa, reforça a importância da educação escolar indígena como um meio de preservar os saberes tradicionais e evitar a imposição cultural.
-
E A idealização da cultura indígena na obra Iracema demonstra que os povos originários não precisam de um modelo educacional próprio, mas sim da absorção da cultura eurocêntrica.