Questões de Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Psicolinguística, Sociolinguística (Linguística)

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Em relação a epilinguismo e metalinguismo, analise as afirmativas a seguir:


I. Os dois procedimentos são antagônicos.

II. São procedimentos que poderiam se complementar.

III. Constituem campos de pesquisa nos estudos da linguagem.


Assinale

  • A se apenas a afirmativa I estiver correta.
  • B se apenas a afirmativa II estiver correta.
  • C se apenas a afirmativa III estiver correta.
  • D se nenhuma afirmativa estiver correta.

Ao tratar do enunciado como unidade da comunicação discursiva, Mikhail Bakhtin diz, em Estética da criação verbal, que “o falante não é um Adão”.  

O que o autor quis dizer com essa afirmação? 

  • A O enunciado é um elo na cadeia da comunicação discursiva e não pode ser separado dos elos precedentes e subsequentes dessa cadeia.
  • B Há enunciados que respondem aos enunciados de outros que o antecederam, outros não; estes rompem um elo na cadeia da comunicação discursiva.
  • C O falante está relacionado com “objetos virgens”, ou seja, ainda não nomeados, e a tais objetos dá nome pela primeira vez.
  • D O enunciado tem autoria e destino; a autoria é de um sujeito falante relacionado com o gênero feminino, enquanto o destinatário pode ser qualquer participante-interlocutor.
  • E O objeto do discurso do falante, seja esse objeto qual for, torna-se pela primeira vez objeto do discurso em um dado enunciado.

No que se refere às diferentes vertentes de estudos semióticos, é CORRETO afirmar que:

  • A A semiótica peirceana, por ser eminentemente uma teoria linguística, preocupa-se somente com a linguagem verbal.
  • B A semiótica, estudo dos signos, foi primeiramente desenvolvida a partir das reflexões de Ferdinand de Saussure em 1916.
  • C O Círculo Linguístico de Praga e o Círculo de Bakhtin produziram importantes reflexões no campo da semiótica russa.
  • D O objeto de estudo proposto pela semiologia de Saussure é mais restrito que o da linguística por ele inaugurada.
A partir da segunda metade do século XX, a Sociolinguística se desenvolve como uma área da Linguística, a qual também passará por subdivisões, conforme a imprescindibilidade de novos estudos e pesquisas. Hodiernamente, são alguns nomes corretos de subdivisões da Sociolinguística, EXCETO
  • A Sociolinguística Interacional.
  • B Sociolinguística Sintática.
  • C Sociolinguística Existencial.
  • D Sociolinguística Variacionista.
  • E Sociolinguística Educacional.
No que tange aos estudos da Sociolinguística e ao ensino de Língua Portuguesa, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Compete à Sociolinguística, no âmago de seu plano teórico-metodológico, identificar, descrever e analisar as variáveis que interferem na variação e na mudança da língua.
  • B A variação é inerente às línguas, e os trabalhos pedagógicos com as diversidades linguísticas objetivam marcar a inclusão nos grupos sociais, bem como determinar identidades para os seus membros.
  • C A língua concebida pela gramática é um código restrito que atua na escola, não fazendo uma distinção social/linguística que exclui os menos favorecidos, os quais não se adequam aos seus preceitos.
  • D A escola deve evidenciar, por intermédio de seus instrumentos de ensino, as formas em variação linguística na língua portuguesa, de maneira a criar oportunidades de debates sobre essas variações e suas aplicabilidades.
  • E A norma-padrão está associada a uma concepção estilística que envolve aspectos formais e ideológicos da língua, por isso dominá-la é um desafio para as classes menos favorecidas.