Questões comentadas de Concursos para Professor de Educação Física – Licenciatura

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Na biomecânica do esporte, o sistema musculoesquelético é frequentemente analisado como um conjunto de alavancas, onde ossos, articulações e músculos interagem para gerar movimento. A classificação dessas alavancas (interfixa, inter-resistente e interpotente) é crucial para compreender a relação entre força, velocidade e amplitude de movimento. Com base nesse princípio, assinale a alternativa que descreve corretamente uma aplicação e sua consequência biomecânica no corpo humano.

  • A A alavanca interfixa, exemplificada pela articulação do tornozelo durante a flexão plantar para um salto, posiciona o fulcro entre a força potente e a resistente, garantindo sempre uma vantagem mecânica que otimiza a produção de força em detrimento da velocidade.
  • B A alavanca interpotente, como na flexão do cotovelo pela ação do bíceps braquial, caracteriza-se por posicionar a força potente entre o fulcro e a força resistente, resultando em desvantagem mecânica para força, mas favorecendo a amplitude e a velocidade do movimento.
  • C A classificação de uma alavanca como interpotente, a exemplo da extensão do joelho pelo quadríceps, depende da inserção muscular (fulcro) estar entre a articulação (força potente) e a carga externa (força resistente).
  • D A alavanca inter-resistente, observada na ação de ficar na ponta dos pés, posiciona a força resistente entre o fulcro e a força potente, o que confere ao sistema, simultaneamente, vantagem mecânica para força e para a velocidade angular do movimento.

A utilização de jogos organizados na educação infantil é uma estratégia pedagógica poderosa para o desenvolvimento integral da criança. A forma como o professor planeja e medeia essas atividades é determinante para o alcance dos objetivos motores e sociais. Nesse contexto, sobre a intervenção docente durante um jogo infantil organizado, assinale a alternativa que descreve a prática mais adequada.

  • A Intervir constantemente para corrigir os movimentos considerados "errados" e direcionar as estratégias das equipes, assegurando que o jogo atinja a máxima eficiência motora e que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos de forma literal.
  • B Propor variações nas regras ou no espaço do jogo em momentos-chave, a fim de superar impasses, ampliar as possibilidades de movimento e incentivar novas formas de interação social, devolvendo em seguida o protagonismo às crianças.
  • C Estruturar o jogo com um sistema de pontuação e eliminação rigoroso desde o início, por entender que a competição é o principal catalisador para o desenvolvimento da cooperação interna das equipes e para o aprendizado de como lidar com a frustração.
  • D Manter uma postura de observador passivo, sem realizar qualquer tipo de intervenção nas regras ou na dinâmica do jogo, para garantir que a autonomia e a criatividade das crianças se manifestem de forma puramente espontânea.

O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece a ampliação da oferta de educação em tempo integral como uma de suas metas prioritárias, articulando o tempo de permanência na escola com diversas atividades formativas. Com base estritamente no texto do PNE apresentado, assinale a alternativa que descreve corretamente uma estratégia vinculada à Meta 6, que trata da educação em tempo integral.

  • A Fomentar a articulação da escola com equipamentos públicos externos, como praças e centros comunitários, como estratégia prioritária em detrimento da construção de novas instalações, como quadras poliesportivas, dentro das escolas.
  • B Instituir a educação em tempo integral em, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) dos alunos da educação básica.
  • C Promover a oferta de educação básica pública em tempo integral por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares, que devem incluir as culturais e esportivas, de modo que o tempo de permanência do aluno na escola seja igual ou superior a 7 (sete) horas diárias.
  • D Adotar medidas para otimizar o tempo de permanência dos alunos na escola, determinando que as atividades recreativas, esportivas e culturais da educação em tempo integral sejam ofertadas exclusivamente em turno complementar, fora do período regular de aulas.

Durante uma partida de futsal, um atleta realiza um movimento de pivô e sofre uma entorse no tornozelo, apresentando dor aguda, edema rápido e dificuldade para apoiar o pé no chão. Considerando o atendimento inicial de primeiros socorros para uma lesão musculoesquelética aguda como essa, assinale a alternativa que descreve o procedimento correto.

  • A Aplicar gelo diretamente sobre a pele do tornozelo pelo maior tempo possível, preferencialmente por mais de 30 minutos contínuos, a fim de maximizar o efeito analgésico e a vasoconstrição local.
  • B Realizar uma massagem vigorosa no local da lesão para auxiliar na dispersão do edema e estimular o atleta a caminhar imediatamente, com o objetivo de evitar a rigidez articular e a perda de amplitude de movimento.
  • C Aplicar compressas quentes de forma intermitente na região para promover o relaxamento da musculatura e aumentar o fluxo sanguíneo local, visando acelerar a remoção dos mediadores inflamatórios da articulação.
  • D Aplicar gelo ou compressa fria sobre a articulação afetada, utilizando uma barreira como um pano entre a pele e o gelo, em ciclos de 15 a 20 minutos, associado à compressão da área com uma bandagem e à elevação do membro.

No basquetebol, o controle do tempo é um elemento estratégico regido por regras precisas para garantir a dinâmica do jogo. A regra dos 24 segundos, em particular, dita o ritmo ofensivo e possui critérios específicos para sua operação. De acordo com as Regras Oficiais do Basquetebol, assinale a alternativa que descreve corretamente uma situação em que o cronômetro de 24 segundos deve ser reiniciado.

  • A O cronômetro de 24 segundos será reiniciado quando o jogo for parado por uma falta ou violação cometida pela equipe que está com o controle da bola.
  • B O cronômetro de 24 segundos será reiniciado para 24 segundos sempre que um arremesso tocar o aro, sendo um novo ciclo concedido à equipe que recuperar a posse de bola, seja ela de ataque ou de defesa.
  • C O cronômetro de 24 segundos será reiniciado sempre que um tempo de débito for legalmente concedido a qualquer uma das equipes, garantindo um novo período para o arremesso.
  • D O cronômetro de 24 segundos será reiniciado para 24 segundos sempre que uma falta for marcada na equipe de defesa na sua quadra de ataque, independentemente do tempo restante.