A utilização de jogos organizados na educação infantil é uma estratégia pedagógica poderosa para o desenvolvimento integral da criança. A forma como o professor planeja e medeia essas atividades é determinante para o alcance dos objetivos motores e sociais. Nesse contexto, sobre a intervenção docente durante um jogo infantil organizado, assinale a alternativa que descreve a prática mais adequada.
- A Intervir constantemente para corrigir os movimentos considerados "errados" e direcionar as estratégias das equipes, assegurando que o jogo atinja a máxima eficiência motora e que os objetivos pedagógicos sejam cumpridos de forma literal.
- B Propor variações nas regras ou no espaço do jogo em momentos-chave, a fim de superar impasses, ampliar as possibilidades de movimento e incentivar novas formas de interação social, devolvendo em seguida o protagonismo às crianças.
- C Estruturar o jogo com um sistema de pontuação e eliminação rigoroso desde o início, por entender que a competição é o principal catalisador para o desenvolvimento da cooperação interna das equipes e para o aprendizado de como lidar com a frustração.
- D Manter uma postura de observador passivo, sem realizar qualquer tipo de intervenção nas regras ou na dinâmica do jogo, para garantir que a autonomia e a criatividade das crianças se manifestem de forma puramente espontânea.