Durante uma partida de futebol na aula de Educação Física, um aluno de 14 anos, ao disputar uma bola de cabeça, choca-se com outro colega e cai no chão. Ao se levantar, queixa-se de dor de cabeça, demonstra confusão sobre o placar do jogo e parece mais lento para responder às perguntas do professor. Esses sinais são altamente sugestivos de uma concussão cerebral (traumatismo cranioencefálico leve). Diante dessa suspeita, o protocolo de primeiros socorros exige uma ação imediata e específica para garantir a segurança do aluno. Assinale a alternativa que apresenta a conduta correta e prioritária do professor.
- A Remover imediatamente o aluno da atividade, mantê-lo em repouso em local seguro, não administrar qualquer medicação, acionar o serviço médico de emergência ou contatar os responsáveis para que o levem a uma avaliação médica, e monitorar continuamente seu estado de consciência.
- B Aplicar gelo no local do impacto e permitir que o aluno descanse por cinco minutos no banco. Se após esse período ele afirmar que a dor de cabeça passou e se sentir bem, ele pode ser autorizado a retornar ao jogo.
- C Testar o equilíbrio do aluno pedindo que ele ande em linha reta e, caso consiga, liberá-lo para continuar jogando, mas em uma posição de menor contato físico, como a de goleiro.
- D Tranquilizar o aluno, oferecer-lhe um analgésico comum para a dor de cabeça e água com açúcar para combater a tontura, e observar sua evolução à distância, permitindo que ele permaneça na lateral do campo.