Questões de Primeiros Socorros no Esporte (Educação Física)

Limpar Busca

Em uma aula de educação física, num dia muito quente, após realizar esforço muito intenso, um aluno apresentou elevação da temperatura corporal acima de 40º C, acompanhada de alterações no estado mental, vermelhidão e dificuldade respiratória. Ciente dos procedimentos a serem tomados a professora identificou o acidente e providenciou os socorros de urgência, que são:

  • A Por se tratar de um caso de hipoventilação: ventilar o corpo do aluno, cobrir com toalhas molhadas, usar sacos de gelos entre as virilhas, axilas e pescoço, dentre outros.
  • B Por se tratar de um caso de hiperventilação: ventilar o corpo do aluno, cobrir com toalhas molhadas, usar sacos de gelos entre as virilhas, axilas e pescoço, dentre outros.
  • C Por se tratar de um caso de hipotermia: ventilar o corpo do aluno, cobrir com toalhas molhadas, usar sacos de gelos entre as virilhas, axilas e pescoço, dentre outros.
  • D Por se tratar de um caso de hipertermia: ventilar o corpo do aluno, cobrir com toalhas molhadas, usar sacos de gelos entre as virilhas, axilas e pescoço, dentre outros.

Na formação do professor de Educação Física o componente socorros de urgência é de suma importância. Nas aulas de Educação Física e na prática esportiva são comuns algumas lesões ou acidentes, e é fundamental estarmos preparados para agirmos conforme a necessidade. Numa situação de acidente o professor inicia a manobra de Heimlich em um aluno, nesse caso o professor deverá parar quando:

  • A Ocorrer a desobstrução de vias aéreas.
  • B Ocorrer a estabilização da coluna cervical.
  • C A temperatura do aluno voltar ao normal.
  • D O aluno recobrar a consciência.

Sobre os socorros de urgência analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:


"____________ocorre por falta de ____________ no cérebro. Automaticamente o cérebro reage com falta de __________________, queda do corpo e _________________________".


Após análise, assinale a alternativa que complete CORRETAMENTE a frase citada acima:

  • A Desmaio, oxigênio, força muscular, perda da consciência.
  • B Fratura, oxigênio, força óssea, perda da consciência.
  • C Fratura, oxigênio, força muscular, perda da consciência.
  • D Desmaio, consciência, força óssea, queda.

Na formação do professor de Educação Física existe o componente Primeiros Socorros, o qual conceituam-se como sendo os procedimentos efetuados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua própria vida. Nas aulas de Educação Física e na prática esportiva são comuns algumas lesões e é importante estarmos preparados para agirmos conforme a necessidade. Marque a alternativa CORRETAabaixo acerca da questão.

  • A Odor doce no Hálito é característico da hipoglicemia.
  • B Considera-se hipertermia temperatura maior que 40,2ºC.
  • C Reações adversas a medicamentos não causam convulsão.
  • D Afase aura está ligada à convulsão.
  • E Consideramos febre aumento da temperatura corporal maior que 37,8ºC.
Em uma aula de Educação Física um aluno diagnosticado com epilepsia que faz uso contínuo de medicamentos devido a crises frequentes e não controle do problema. Na aula prática de atletismo esse aluno não relata ao professor o esquecimento e ao realizar uma corrida intensa o aluno cai no chão, ao chegar perto o professor se depara com uma crise convulsiva grave. Neste caso, julgue a medida que o professor NÃO deve adotar conforme as alternativas abaixo sobre os primeiros socorros no esporte.
( ) Afaste qualquer objeto do aluno. ( ) Coloque o atleta deitado de lado para permitir que os líquidos saiam pela boca. ( ) Segure os braços ou pernas, para evitar roturas musculares ou fraturas e nem se machucar devido aos movimentos descontrolados ( ) Ente em contato com os pais ou responsável se o atleta for epilético e se recuperar em alguns minutos. Se ele estiver sofrendo de alguma lesão ou doença ou não se recuperar de uma crise epilética, procure assistência médica de emergência.
  • A F, F, F, V.
  • B F, F, V, V.
  • C F, F, V, F.
  • D F, F, F, F.