Questões comentadas de Concursos para Professor de Educação Básica - Ensino fundamental

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No quarto parágrafo, os autores afirmam que o planejamento

  • A corresponde a objetivos e metas empregados para criticar as ações do gestor público na busca de resultados.
  • B é um mecanismo de transparência por meio do qual a administração pública pode atrair problemas.
  • C é a consecução dos resultados baseados no diagnóstico dos problemas a serem enfrentados.
  • D transfigura as propostas devidamente delineadas com o intuito de que as audiências públicas não sejam evidenciadas.
  • E deve ser baseado em pesquisas realizadas junto à sociedade para que sejam detectadas as dificuldades a serem transpostas.

Para a melhoria da qualidade da educação, são necessárias a capacitação e a formação continuada dos professores. Assim sendo, o § 2o do artigo 62 da LBDEN (Lei Federal no 9.394/96), dispõe que: “... A formação continuada e a capacitação dos profissionais de magistério

  • A serão desenvolvidas, necessariamente, em instituições de ensino superior devidamente credenciadas”.
  • B deverão ocorrer integralmente na modalidade presencial e sem uso de educação a distância”.
  • C deverão ser desenvolvidas pela própria escola onde os decentes lecionam”.
  • D poderão utilizar recursos e tecnologias de educação a distância”.
  • E ocorrerão, obrigatoriamente, a cada dois anos”.

Um título adequado ao texto é:

  • A Planejamento: exclusividade da gestão pública.
  • B Planejamento: um mal necessário.
  • C Planejamento: infraestrutura em destaque.
  • D Planejamento: um conto de fadas inacessível.
  • E Planejamento: análise, transparência e propostas.

Uma frase que condiz com a informação do 2o parágrafo é:

  • A A população pode ficar comprometida com a falta de planejamento do administrador.
  • B Embora o gestor governamental se conforme com qualquer resultado, a falta de metas e objetivos não interfere nos interesses da sociedade.
  • C Os objetivos específicos podem comprometer o atendimento dos desejos da sociedade, mas não o das metas.
  • D Mesmo que os anseios da sociedade fiquem comprometidos, o gestor governamental deve buscar bons resultados.
  • E A alegoria apresentada expõe, em detalhes, as mazelas que o gestor governamental deve superar na realidade.

No último parágrafo, os autores

  • A definem a ação de executar, com base no planejamento e com adequada infraestrutura.
  • B afirmam que o executar é consequência natural do planejamento.
  • C observam que a prática do executar prescinde de infraestrutura.
  • D evidenciam que a estrutura procedimental leva a colocar em prática o que foi planejado.
  • E explicam que executar é algo que antecede as ações dos agentes governamentais.