Questões comentadas de Concursos para Professor de Antropologia

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No texto “Adolescentes ganham voz em documento nacional do MEC”, as relações semânticas e argumentativas evidenciam que a escuta dos adolescentes é valorizada como elemento orientador das políticas educacionais. A justificativa central para essa valorização pode ser identificada na passagem que:

  • A Destaca a atuação do Itaú Social e de outras organizações como parceiras do MEC, evidenciando o caráter interdisciplinar do relatório.
  • B Enfatiza a importância da sistematização dos dados coletados, que serão utilizados como insumos para a redação de um documento final.
  • C Explicita que os adolescentes atribuem valor à escola não apenas pela aprendizagem formal, mas pelas experiências de socialização, afeto e trabalho colaborativo.
  • D Aponta o apoio técnico e financeiro fornecido pelo MEC às escolas, sobretudo àquelas situadas em contextos de vulnerabilidade socioeconômica.
  • E Relata que a escuta dos estudantes foi uma ação estratégica integrada ao Programa Escola das Adolescências, que visa melhorar os índices de aprendizagem.

Considerando a tipologia textual e os elementos estruturais característicos do gênero notícia, o texto apresenta marcas que confirmam sua adequação a esse gênero. Assinale a alternativa que indica corretamente um desses elementos estruturais e sua função no texto:

  • A A descrição detalhada do contexto social dos estudantes entrevistados tem como finalidade sensibilizar emocionalmente o leitor.
  • B A inclusão de falas de representantes do MEC e de outras instituições visa conferir credibilidade às informações apresentadas.
  • C O relato em primeira pessoa de um estudante é utilizado como estratégia argumentativa para defender a ampliação do ensino integral.
  • D A presença de opiniões subjetivas dos autores sobre as ações do MEC caracteriza o texto como predominantemente opinativo e persuasivo.
  • E A ausência de dados numéricos e fontes institucionais revela que o texto se aproxima do gênero crônica, priorizando a livre expressão do autor.

No texto, a redação respeita as normas da ortografia e da acentuação gráfica vigentes no português do Brasil. Assinale a alternativa que apresenta a análise correta de um aspecto ortográfico ou de acentuação relacionado ao texto:

  • A A forma verbal “análise” recebe acento por ser proparoxítona, seguindo a regra que determina que todas as proparoxítonas são acentuadas.
  • B A palavra “ideias” deveria ter acento na vogal “i” por se tratar de um hiato, conforme as regras anteriores à reforma ortográfica de 2009.
  • C O vocábulo “país” recebe acento por ser monossílabo tônico, estando de acordo com as normas atuais.
  • D O termo “estrutura” deveria conter acento diferencial, a fim de evitar ambiguidade com outra palavra de mesma grafia.
  • E A grafia da palavra “insumos” está correta.

Assinale a alternativa em que o emprego da vírgula está de acordo com as normas da Língua Portuguesa, considerando especialmente o uso em períodos com mudança de sujeito:

  • A Durante a reunião, os representantes do MEC analisaram os dados coletados, e refletiram sobre as ações futuras.
  • B A escuta dos adolescentes foi realizada em maio, as escolas participaram ativamente do processo.
  • C Os estudantes destacaram a importância da socialização na escola, os gestores, por sua vez, defenderam mais atividades culturais.
  • D O relatório foi apresentado pela Secretaria de Educação Básica, e os participantes sugeriram ajustes no texto final.
  • E O MEC apoia financeiramente as escolas, e busca fortalecer a educação integral no ensino fundamental.

No texto, diferentes classes de palavras desempenham papéis essenciais na construção do sentido. Assinale a alternativa cuja análise sobre a classe e a função da palavra destacada está correta:

  • A No trecho “O MEC oferece apoio técnico-pedagógico e incentivo financeiro para as escolas”, a palavra “técnico-pedagógico” é um advérbio composto que caracteriza o tipo de apoio oferecido.
  • B Em “a reunião para discutir o Relatório Nacional”, o termo “para” é preposição e introduz uma oração final, indicando propósito.
  • C No fragmento “as demandas de aprendizagem, inovação, clima, convivência e participação”, a palavra “e” atua como conjunção adversativa, expressando oposição entre os elementos coordenados.
  • D Em “o documento final será entregue em março”, o vocábulo “final” é advérbio de tempo, situando cronologicamente o momento da entrega.
  • E No trecho “durante a semana, foram ouvidos 2,3 milhões de estudantes”, a expressão “durante a semana” é uma locução adjetiva que qualifica o tempo verbal.