Questões comentadas de Concursos para Assistente Administrativo I

Limpar Busca

Assinale a alternativa cuja palavra NÃO possua dígrafo:

  • A Errado.
  • B Professora.
  • C Pessoa.
  • D Problema.
  • E Melhor.

Assinale a alternativa INCORRETA, com base nas informações do texto e nas relações existentes entre as partes que o compõem:

  • A Uma pessoa que se sente cansada no momento errado pode ser vista como preguiçosa.
  • B Ter um sono de qualidade é essencial para a saúde geral da pessoa.
  • C O ritmo circadiano deslocado da pessoa pode ser a causa do cansaço.
  • D Nos finais de semana, é recomendado manter os horários habituais de sono.
  • E Especialistas recomendam oito horas de sono por noite para adultos.

Pode-se definir arquivamento como o conjunto das operações destinadas ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos. O método de arquivamento corresponderá à forma em que os documentos serão armazenados, visando a sua localização futura. Sobre os métodos de arquivamento avalie as sentenças:

I - No método alfabético de arquivamento, as fichas ou pastas de documentos são dispostas rigorosamente na ordem alfabética, por meio de guias divisórias com as respectivas letras, devendo também ser respeitadas as normas gerais para a alfabetação.
II - No método numérico, o principal elemento a ser considerado em um documento é o seu número, a escolha deve recair sobre o método numérico. No Método Numérico cronológico para cada documento é atribuído um número, a partir do qual serão organizados os documentos. Como no momento da busca a procura acontecerá a partir de um nome, este método exige a adoção de um índice alfabético, também chamado de onomástico, que permitirá identificar o número de cada documento e, assim, possibilitar sua localização.
III - Já no Método Numérico simples, utiliza-se a cronologia se refere a tempo, nesse caso relativa a uma data ou a um período relacionado aos documentos. Com esse método, os documentos são organizados a partir de uma data, que, na maioria das vezes, é a data de produção do documento. É o caso de notas fiscais, por exemplo, quando são arquivadas pelo dia, mês e ano de sua emissão.
IV - O método geográfico consiste em organizar a documentação de acordo com lugares e regiões geográficas, ou seja, os documentos são arquivados conforme seu local de produção ou sua procedência.
V - No método ideográfico, a organização é feita pelo assunto dos documentos. O método divide-se em duas categorias, isto é, pode ser alfabético ou numérico.

Após a análise pode-se afirmar:

  • A Somente as sentenças I, II e III estão corretas.
  • B Somente as sentenças II, III e IV estão corretas.
  • C Somente as sentenças I, III e V estão corretas.
  • D Somente as sentenças III, IV e V estão corretas.
  • E Somente as sentenças I, IV e V estão corretas.

Qual palavra que a letra s NÃO representa o mesmo fonema representado pela letra s na palavra casa:

  • A Precisa.
  • B Cansado.
  • C Usando.
  • D Causar.
  • E Transitando.

Marque a alternativa, cuja palavra NÃO seja proparoxítona:

  • A Inércia.
  • B Médicos.
  • C Clínica.
  • D Física.
  • E Hábitos.