Questões comentadas das provas da IDESUL

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Com base no texto, só NÃO é correto afirmar que:

  • A Não se deve abandonar as formas de comunicação antigas em detrimento das modernas.
  • B Enviar mensagens por meio de garrafas pode ser mais eficaz do que as enviar pelas redes sociais, porque remete a tempos antigos, trazendo à tona formas mais tradicionais de comunicação.
  • C Datar as cartas possibilita verificar o tempo gasto de retorno das mensagens.
  • D Não colocar o número de telefone nas mensagens evita que as pessoas incomodem o remetente com telefonemas.

Assinale o comentário INCORRETO:

  • A O texto apresenta características narrativas e dissertativas.
  • B O primeiro período do texto deve ser classificado como período simples.
  • C Nas formas verbais enviá-las e recebê-las, os pronomes estão enclíticos.
  • D As palavras método e vínculos são acentuadas por serem proparoxítonas, já as palavras províncias e preferência são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo.

O elemento de coesão que só é pronome relativo em:

  • A “...e se certifica de que as mensagens estão com data.”.
  • B “...checa o sentido dos ventos, que devem rumar de preferência para oeste ou sudoeste.”.
  • C “O canadense diz que continua adorando se comunicar...”.
  • D “...muitas vezes, mais “eficaz” do que a comunicação por Facebook e Twitter.”.

A ideia principal do texto é:

  • A A ambição nada constrói, tudo destrói.
  • B Tanto a ambição quanto a liberdade são inerentes ao ser humano, porém incontroláveis.
  • C A ambição tem grande força destrutiva, mas é também a força motriz do sucesso.
  • D É preciso ter uma visão sensata da ambição e saber conduzir sua força para as grandes realizações.

Assinale a alternativa em que as palavras em destaque exercem, respectivamente, as mesmas funções sintáticas de cume e humanos, em destaque no texto:

  • A A ambição é uma característica exclusiva do ser humano.
  • B Quem abre o coração à ambição desenfreada, fecha-o à tranquilidade.
  • C Um sério obstáculo ao contentamento é a nossa falência em moderar a ambição.
  • D Não há razão alguma para acreditar que a ambição masculina seja maior que a feminina.