Questões de COPESE

Limpar Busca

Entre as alterações propostas nas construções retiradas do texto, apenas uma NÃO encontra assentamento nas normas da Gramática padrão da Língua Portuguesa:

  • A Separar a palavra “agente”, linha 24.
  • B Trocar os dois pontos pelo conectivo “que”, linha 17.
  • C Acrescentar o verbo ser após “porque”, linha 22.
  • D Eliminar a palavra “diferentes”, linha 23.
  • E Eliminar a vírgula depois de “política”, linha 21.

A professora Marta aplicou uma avaliação de matemática para os seus estudantes de uma turma de preparação para concursos públicos, a média aritmética das notas dos estudantes foi 8,0. Após uma revisão nas avaliações, 10 estudantes aumentaram a sua nota em um ponto e a nova média das notas da turma passou a ser 8,2. A quantidade de estudantes na turma da professora Marta é:

  • A 30
  • B 35
  • C 40
  • D 45
  • E 50

Considerando-se o contexto enunciativo, assinale a opção que apresenta sinônimos para as palavras “opilado” (linha 13); “estupefato” (linha 20) e “atônito” (linha 33).

  • A ocluso – perplexo – animado
  • B desnutrido – admirado – confuso
  • C obstruído – apaixonado – alegre
  • D abnegado – assombrado – feliz
  • E estressado – enraivecido – atencioso

A única construção que NÃO contém nenhum tipo de deslize gramatical é:

  • A A casa que me venderam está em mau estado de conservação.
  • B A obra a qual me referi ontem está esgotada.
  • C O cargo porque anseias está a cada dia que passa mais distante.
  • D A mulher para que dedicaste-lhe aquela poesia não existe mais.
  • E Certos autores, os cujos me nego a declinar, parecem não pisarem no chão.

Está CORRETA a correlação verbo – referente destacados apenas em:

  • A [...] pois o saber, o dominar a Língua Portuguesa não se restringe apenas ao escrever bem. (linhas 02 e 03)
  • B [...] sendo a leitura e a escrita essenciais para todas as pessoas. (linha 13)
  • C é crucial dominar a própria língua [...] (linhas 24 e 25).
  • D Um documento sem erros e de fácil compreensão, enviado de uma empresa para outra, transmite desde logo uma imagem séria [...]
  • E [...] há que conhecer o bom e correto funcionamento da Língua. (linha 22)