Questões comentadas das provas da COMVEST UFAM

Limpar Busca

Leia as frases a seguir:
I. Moro no bairro da Cachoeirinha há cerca de dez anos.
II. Pretendia ir ao Shopping, mais não pude ir devido à chuva.
III. Entre mim e ti nunca aconteceram problemas graves.
IV. Há bastantes alimentos na geladeira; por isso, estou despreocupado.
V. Estou ao par de tudo o que aconteceu.
VI. O real ainda não está a par do dólar.

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Somente as frases I, II e V estão corretas.
  • B Somente as frases I, III e IV estão corretas.
  • C Somente as frases II, III, V e VI estão corretas.
  • D Somente as frases II, IV e VI estão corretas.
  • E Somente as frases III, V e VI estão corretas.

Considere as formas verbais destacadas em negrito nas frases a seguir:

I. Talvez os atletas já tenham realizado as atividades físicas programadas.
II. Louvai o presente, mas não esqueçais jamais o passado histórico.
III. Não passou no concurso; entretanto, havia estudado com afinco.
IV. Se me chamassem, eu contaria em detalhes o ocorrido.

A classificação CORRETA, de tempo e modo, dessas frases é:

  • A I: pretérito perfeito composto do subjuntivo; II: imperativo negativo; III: pretérito mais-queperfeito composto do indicativo e IV: pretérito imperfeito do subjuntivo.
  • B I: pretérito perfeito composto do subjuntivo; II: pretérito imperfeito do subjuntivo; III: pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo e IV: futuro do subjuntivo.
  • C I: pretérito perfeito composto do indicativo; II: pretérito imperfeito do subjuntivo; III: pretérito imperfeito composto do indicativo e IV: pretérito imperfeito do subjuntivo.
  • D I: pretérito imperfeito composto do indicativo; II: imperativo negativo; III: pretérito imperfeito composto do indicativo e IV: presente do subjuntivo.
  • E I: pretérito imperfeito composto do indicativo; II: imperativo negativo; III: pretérito perfeito composto do indicativo e IV: futuro do subjuntivo.

Leia o poema “Os poderes infernais”, de Carlos Drummond de Andrade, publicado no livro A Vida passada a limpo (inserido em Poemas, no ano de 1959):
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Sobre o poema fazem-se as seguintes afirmativas:
I. O poeta, embora tente disfarçar o amor que sente, não consegue, pois ele está entranhado em seu íntimo.

II. A expressão “lobo triste” (verso 9) está se referindo às pessoas que não conseguem ter a alegria de amar.

III. O verso 4 expressa uma contradição em seu enunciado, mas isso de forma alguma prejudica as ideias contidas no texto.

IV. O vocábulo “quermesse” (verso 3) possui, de acordo com o contexto, o significado de “festa”, acontecimento para acabar com a tristeza expressa em “escuridão”.

V. O poeta compara o amor com um peixe que vive em sua profundidade, como se pode compreender a partir da expressão “escama de fel” (verso 5).

Assinale a alternativa CORRETA:

  • A Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
  • B Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
  • C Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
  • D Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
  • E Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.

Leia o texto a seguir, intitulado “Camões”, de autoria de Monteiro Lobato, constante do livro Mundo da lua (São Paulo: Globo, 2008, p. 35):
    Não se aprende, Senhor, na fantasia: sonhando, imaginando ou estudando, senão vendo, tratando e pelejando.      Dizia-o Camões porque de experiência própria o sabia. Tristes os que aprendem nos livros, dentro da clausura morna dos gabinetes! Um só livro existe: a Vida; um só gabinete, a Natureza. Porém criaturas há que nascem algemadas e passam a vida tentando romper as pulseiras. Outras nascem com asas. Libérrimas e movediças – os furões da vida. Só estas vivem e sabem da vida alguma coisa.
      Assinale a alternativa em que todas as palavras (extraídas do texto) apresentam dígrafo:

  • A sabem – passam – pulseiras – tristes
  • B nascem – tentando – clausura – dentro
  • C furões – experiência – romper – movediças
  • D nascem – pelejando – criaturas – um
  • E passam – Senhor – aprendem – libérrimas

Leia as frases a seguir, atentando para o emprego das palavras “que”, “se” e “como”, destacadas em negrito:

I. Em relação ao conhecimento do universo, que ignorantes somos!
II. Para ir até Marte e iniciar a colonização, precisa-se de pessoas corajosas.
III. Como! Até hoje você não se vacinou contra a Covid19?
IV. Pelo seu talento, você tem um quê de artista excepcional.

Assinale a alternativa que expressa, CORRETAMENTE, as classificações das três palavras:

  • A I: Advérbio de intensidade; II: Pronome apassivador; III: Palavra de realce ou expletiva e IV: Substantivo.
  • B I: Advérbio de intensidade; II: Pronome apassivador; III: Pronome relativo e IV: Palavra de realce ou expletiva.
  • C I: Advérbio de intensidade; II: Índice de indeterminação do sujeito; III: Interjeição e IV: Substantivo.
  • D I: Pronome adjetivo exclamativo; II: Índice de indeterminação do sujeito; III: Palavra de realce ou expletiva e IV: Substantivo.
  • E I: Pronome adjetivo exclamativo; II: Índice de indeterminação do sujeito; III: Pronome relativo e IV: Palavra de realce ou expletiva.