Questões de Treinamento Desportivo (Educação Física)

Limpar Busca

De acordo com Dantas imediatamente após a aplicação de uma carga de trabalho, há uma recuperação do organismo, visando restabelecer a homeostase. O aproveitamento do fenômeno da assimilação compensatória ou super compensação permite a aplicação progressiva da sobrecarga. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta o princípio do treinamento desportivo apresentado no enunciado.

  • A Princípio da adaptação.
  • B Princípio da individualidade.
  • C Princípio da sobrecarga.
  • D Princípio da supercompensação.
  • E Princípio da especificidade.

A palavra Metodologia deriva-se de “método”. Método é um meio para se atingir um determinado fim, ou desenvolver alguma ideia. No âmbito dos esportes, método é uma ação pedagógica, planejada sistematicamente para estimular o desenvolvimento dos aspectos táticos e técnicos do indivíduo atleta em determinada modalidade esportiva. O método situacional como metodologia de ensino dos esportes tem sido eficaz para o desenvolvimento da capacidade tática e técnica dos atletas, estimulando processos cognitivos como: percepção, tomada de decisão e aprendizagem. Este método é um modo eficaz para o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e treinamento. Assim, analise as afirmativas a respeito do método situacional de ensino dos esportes e assinale a alternativa correta.

I. Ele possibilita que indivíduos atletas utilizem de forma engenhosa às técnicas necessárias às diversas situações do jogo, o que preza desenvolver a capacidade tática desse indivíduo, utilizando recortes reais das fases do jogo na relação ataque defesa, aumentando o grau de dificuldade das atividades, juntamente com o amadurecimento dos atletas.

II. Como o método situacional apresenta íntima relação com a realidade do esporte, este meio pedagógico também enfatiza processos cognitivos (percepção, tomada de decisão, memória) e eventos ligados ao sistema nervoso central, dando um suporte maior a manipulação do ambiente de treino, de maneira que a aprendizagem das ações técnicas e táticas em situações ocorram diante da realidade do jogo.

III. O ensino dos esportes na metodologia situacional visa à repetição e memorização dos movimentos, para que assim, o professor molde o indivíduo atleta ao modelo correto de sua execução.

IV. O ensino dos esportes na metodologia situacional não estimula a criatividade dos atletas e nem cria sua própria identidade, porém, o professor tem um maior controle sobre as suas atividades da aula e do treino.

  • A Apenas I e II estão corretas.
  • B Apenas II e III estão corretas.
  • C Apenas I, II e III estão corretas.
  • D Apenas I e II e IV estão corretas.
  • E Todas estão corretas.

Nos princípios científicos do treinamento desportivo, o indivíduo é considerado como a junção dos aspectos herdados dos pais e aos adquiridos, dando origem ao somatório das especificidades que o caracterizarão. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta o princípio do treinamento desportivo apresentado no enunciado.

  • A Princípio da adaptação.
  • B Princípio da individualidade.
  • C Princípio da sobrecarga.
  • D Princípio da supercompensação
  • E Princípio da especificidade.

Mecanicamente, pode-se dizer que a velocidade é a relação entre o espaço e tempo. Sobre o treinamento da valência física velocidade, marque C para os fatores que podem afetar a velocidade, E para fatores que não podem afetar a velocidade e assinalar a alternativa que apresenta a sequência correspondente.

( ) Hereditariedade. ( ) Tempo de reação. ( ) Capacidade de superar a resistência externa. ( ) Técnica de execução de movimentos. ( ) Mobilidade das articulações.

  • A C - C - E - C - E.
  • B E - C - E - C -E.
  • C E - E - C - E - C.
  • D C - C - C - C - C.
  • E C - C - C - E - E.

Barbanti (2010) explica a noção de capacidade e habilidade motoras. Capacidade refere-se às qualidades inatas do organismo, como força, resistência e flexibilidade. Como afirma o autor, todos nascemos com certa quantidade de força etc., pois a capacidade é determinada geneticamente; já a habilidade é uma qualidade aprendida, exemplo jogar futebol, nadar etc. Dando enfoque às habilidades, Barbanti cita Magill (1989) para apresentar os quatro sistemas de classificação das habilidades motoras baseados em: precisão de movimentos; caráter bem definido dos pontos iniciais e gerais (ou finais); estabilidade do ambiente; controle do feedback. Em relação aos pontos iniciais e gerais (ou finais), como as habilidades motoras podem ser consideradas?

  • A Globais e finas.
  • B Discretas e contínuas.
  • C Fechadas e abertas.
  • D Circuito fechado e aberto.
  • E Globais e discretas.