Questão 27 Comentada - Prefeitura de Nova Palmeira-2 - Assistente Social - CPCON (2025)

“A questão social constitui objeto de trabalho do Serviço Social, entendida como o conjunto das desigualdades sociais engendradas pela relação capital/trabalho ou agudizadas na ordem do capital” (Cavalcante; Teixeira, 2022, p. 36). Com a conjuntura atual marcada pela mundialização do capital, financeirização da economia e reestruturações produtivas, novas expressões da questão social emergem, impactando diretamente a prática profissional do assistente social.
Fonte: CAVALCANTE, Maria Aparecida Milanez; TEIXEIRA, Solange Maria. A questão social em contexto de crise e restauração neoconservadora do capitalismo. Ser Social, Brasília, v. 24, n. 50, p. 33-49, jan./jun. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.26512/sersocial.v24i50.38729. Acesso em: 28 mai 2025.
Considerando esse contexto e o tema da questão social no Serviço Social, marque a alternativa CORRETA.

  • A As inflexões ideológicas do neoliberalismo transformaram as respostas à questão social, privilegiando políticas ancoradas no capital humano, empreendedorismo, empoderamento e gestão de riscos, incentivando os indivíduos a serem empreendedores autônomos, responsáveis por suas escolhas e pelo próprio sucesso.
  • B A questão social é um fenômeno constitutivo das relações sociais capitalistas, decorrente do modo de estruturação dessas relações, e, portanto, podendo ser compreendida como uma anomia ou disfunção temporária nas relações sociais capitalistas.
  • C As expressões da questão social configuram-se de maneira homogênea ao longo dos distintos períodos históricos do modo de produção capitalista, portanto as transformações advindas dos distintos regimes de acumulação e formas de regulação sociopolítica não têm o poder de modificar a questão social.
  • D Todas as desigualdades sociais manifestadas na sociedade contemporânea decorrem diretamente da relação capital/trabalho, inclusive aquelas relacionadas às assimetrias de gênero e de etnia/raça, não possuindo estas dinâmicas próprias no interior da sociedade capitalista, pois essas assimetrias são variações secundárias da exploração econômica.
  • E As novas expressões da questão social recaem sobre os grupos diversos de trabalhadores, com exceção dos mais qualificados, uma vez que sua inserção no mercado de trabalho se dá de forma valorizada e dissociada das dinâmicas de precarização e competitividade exacerbada que afetam outros segmentos da classe trabalhadora.