Questão 12 Comentada - Tribunal Regional do Trabalho - 15ª Região (SP) Técnico Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Tecnologia da Informação - FCC (2025)

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Muitos e muitos anos atrás, antes do asfalto, quando a rodovia Fernão Dias ou era um mar de pó ou um mar de lama, as viagens eram aventuras. Eu morava no interior de Minas e o jeito de vir a Campinas para ver a namorada era arranjar carona em algum caminhão. Pois foi numa destas vezes que o motorista, delicadamente, para início de uma conversa que prometia ser muito longa, me perguntou: “E O que é que você faz?” Eu poderia ter dito simplesmente: "Sou professor”. isto ele entenderia perfeitamente, pois já havia frequentado escolas, sabia muitas coisas sobre professores, e passaria então a contar de suas proezas na aritmética e suas dificuldades com a lingua pátria. Mas eu, tolo, e para dar um ar de importância, respondi: “Sou professor de filosofia..." O rosto do motorista se iluminou num largo sorriso. “Até que enfim”, ele disse. “Faz anos que eu quero saber o que é filosofia e até hoje não encontrei ninguém que me explique. Mas hoje tenho a sorte de ter um professor de filosofia como companheiro de viagem. Afinal de contas, o que é filosofia?”
Não tenho memória alguma do que lhe disse como inútil explicação.

(ALVES, Rubens. O retorno e terno. Papirus, Campinas, 2010)


Até hoje não encontrei ninguém que me explique o que é filosofia.

Transposto para o discurso indireto, o trecho acima assume a seguinte redação:

Ele disse que até aquele dia não

  • A havia encontrado ninguém que lhe explicasse o que era filosofia.
  • B encontrou ninguém que o explicasse o que era filosofia.
  • C encontrava ninguém que lhe explicou o que é filosofia.
  • D haveria de encontrar ninguém que o explique o que era filosofia.
  • E foi encontrado ninguém que explicou-lhe o que é filosofia.

Gabarito comentado da Questão 12 - Tribunal Regional do Trabalho - 15ª Região (SP) Técnico Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Tecnologia da Informação - FCC (2025)

A alternativa correta é A porque: 1. Mantém a correção gramatical na transposição do discurso direto para o indireto, usando o pretérito mais-que-perfeito (havia encontrado) para indicar uma ação anterior ao momento da fala. 2. Utiliza corretamente o pronome oblíquo lhe como objeto indireto do verbo explicar, concordando com a regência verbal. 3. Preserva a concordância negativa (ninguém que lhe explicasse), seguindo a norma culta. 4. Faz a adequação temporal do verbo era (discurso direto...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium