Um professor de Química costuma utilizar modelos para auxiliar os estudantes a compreenderem a estrutura da matéria. Na sequência didática sobre “Modelos Atômicos”, ele deseja realizar uma aula com o objetivo de promover a compreensão dos estudantes sobre o papel dos modelos científicos, utilizando como exemplo os diferentes modelos atômicos.
Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar atividades em que os estudantes devem ser capazes de
- A comparar os diferentes modelos atômicos, identificando avanços e limitações, e discutir como esses modelos explicam fenômenos distintos ao longo da história da ciência.
- B construir representações próprias dos modelos atômicos com materiais diversos, focando apenas na representação visual dos modelos, sem explorar seus contextos históricos ou limitações.
- C apresentar os modelos atômicos como versões definitivas e progressivamente mais corretas da estrutura da matéria.
- D utilizar imagens e animações prontas para memorizar as características de cada modelo, focando na ordem cronológica e nas descobertas associadas.
- E explicar os modelos atômicos com base em suas representações visuais, sem a necessidade de discutir suas limitações ou contextos históricos de formulação.