Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Química (Química)

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Um professor de Química costuma utilizar modelos para auxiliar os estudantes a compreenderem a estrutura da matéria. Na sequência didática sobre “Modelos Atômicos”, ele deseja realizar uma aula com o objetivo de promover a compreensão dos estudantes sobre o papel dos modelos científicos, utilizando como exemplo os diferentes modelos atômicos.

Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar atividades em que os estudantes devem ser capazes de

  • A comparar os diferentes modelos atômicos, identificando avanços e limitações, e discutir como esses modelos explicam fenômenos distintos ao longo da história da ciência.
  • B construir representações próprias dos modelos atômicos com materiais diversos, focando apenas na representação visual dos modelos, sem explorar seus contextos históricos ou limitações.
  • C apresentar os modelos atômicos como versões definitivas e progressivamente mais corretas da estrutura da matéria.
  • D utilizar imagens e animações prontas para memorizar as características de cada modelo, focando na ordem cronológica e nas descobertas associadas.
  • E explicar os modelos atômicos com base em suas representações visuais, sem a necessidade de discutir suas limitações ou contextos históricos de formulação.

Uma professora de Química planeja uma aula introdutória sobre ligações químicas. Ela sabe, com base em sua experiência e na literatura da área, que muitos estudantes possuem concepções alternativas, como a ideia de que os átomos “desejam” ou “precisam” se ligar para “ficarem felizes”. O objetivo da professora, nesta aula, é identificar e lidar com essas concepções alternativas de forma produtiva para a aprendizagem.

Considerando esse objetivo, a professora deve

  • A apresentar diretamente os conceitos corretos sobre ligações químicas, para evitar que concepções alternativas sejam reforçadas.
  • B utilizar uma analogia afetiva, como “relacionamentos amorosos”, para facilitar a compreensão dos estudantes, mesmo sabendo que pode reforçar algumas ideias equivocadas.
  • C aplicar um questionário diagnóstico antes de iniciar o conteúdo, com questões abertas que permitam aos estudantes expressar suas ideias sobre por que os átomos se ligam.
  • D corrigir os estudantes imediatamente sempre que expressarem uma concepção alternativa, explicando por que estão errados.
  • E evitar discutir concepções alternativas em sala de aula, pois isso pode causar confusão nos estudantes que ainda não aprenderam o conteúdo científico.

Uma professora de Química está desenvolvendo uma sequência de aulas sobre os fatores que influenciam a velocidade das reações químicas. Seu objetivo é promover a capacidade dos estudantes de formular hipóteses científicas, usando como exemplo um experimento que investiga a influência da temperatura na velocidade de reação entre o bicarbonato de sódio e o vinagre.

Considerando esse objetivo, a professora deve

  • A apresentar aos estudantes o conceito de hipótese científica, e discutir como fatores como temperatura, concentração e presença de catalisadores podem afetar a velocidade das reações, antes de iniciar o experimento.
  • B conduzir o experimento de forma demonstrativa, explicando durante a execução conceitos como temperatura e velocidade de reação, e apresentar uma hipótese modelo ao final da aula.
  • C realizar o experimento diretamente com os estudantes, solicitar observações sobre a quantidade de produto formado e, em seguida, pedir que eles elaborem hipóteses retrospectivas sobre o fator temperatura.
  • D disponibilizar aos estudantes uma lista de hipóteses já formuladas sobre diferentes fatores (como concentração e catalisadores) e pedir que escolham a que mais se aproxima do resultado observado no experimento sobre temperatura.
  • E pedir que os estudantes formulem hipóteses sobre como a variação da temperatura pode influenciar a velocidade da reação, ativando seus conhecimentos prévios, e, em seguida, realizar o experimento para testar suas hipóteses.

Um professor de Química deseja desenvolver com seus estudantes uma atividade investigativa sobre a formação de ligações químicas. O objetivo principal da aula é promover a capacidade dos estudantes de formular hipóteses e testá-las com base em evidências obtidas em experimentos simples, observando propriedades de substâncias iônicas e moleculares (como a condução elétrica).

Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar a atividade que os estudantes devem ser capazes de

  • A seguir um roteiro previamente estabelecido para verificar se substâncias moleculares e iônicas obedecem às propriedades esperadas, sem necessidade de formular hipóteses.
  • B comparar propriedades de diferentes substâncias fornecidas, usando materiais e instrumentos simples, para levantar hipóteses sobre os tipos de ligação envolvidos.
  • C realizar um experimento de verificação com substâncias conhecidas e, em seguida, responder a um questionário para fixação do conteúdo.
  • D utilizar dados simulados ou tabelas prontas para identificar padrões e deduzir os tipos de ligações de forma teórica.
  • E discutir em grupo os conceitos de ligação química antes do experimento, mas sem conduzir investigação prática, apenas analisando vídeos e textos didáticos.

Durante uma sequência didática sobre reações de adição, eliminação e substituição em compostos orgânicos, uma professora de Química deseja avaliar seus estudantes para além da memorização de regras, buscando indícios de que compreenderam os tipos de reações e seus contextos. Com esse objetivo, ela deseja utilizar estratégias avaliativas formativas que também contribuam para a aprendizagem ativa dos estudantes.

Nesse sentido, a professora deve

  • A aplicar uma avaliação com questões objetivas que se concentrem na nomenclatura dos compostos envolvidos, sem exigir que os estudantes compreendam o contexto ou a aplicação dos tipos de reações.
  • B solicitar que os estudantes, individualmente, descrevam os tipos de reações de adição, eliminação e substituição com base em definições teóricas.
  • C corrigir as respostas incorretas com o gabarito oficial e solicitar que os estudantes reescrevam as respostas sem discutir sobre a aplicação dos tipos de reações.
  • D propor que os estudantes resolvam problemas contextualizados, como identificar tipos de reações em processos do cotidiano, relacionando os diferentes tipos de reações com suas aplicações práticas.
  • E utilizar questões de múltipla escolha que envolvam a identificação de reações químicas sem discutir suas implicações práticas ou conectar o conteúdo a situações reais e cotidianas.