Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Química (Química)

Limpar Busca

No artigo “Problematização: possibilidades para o ensino de química.”, os autores apresentam as características gerais de várias propostas metodológicas, como a descrita a seguir.
O problema é proposto pelo professor aos estudantes, que são organizados em grupos para a realização da atividade investigativa.
(Lorraine Mori; Marcia Borin da Cunha. “Problematização: possibilidades para o ensino de química”. In: Química Nova na Escola, São Paulo)

Essa característica geral é concernente à metodologia/ abordagem denominada

  • A estudo de caso.
  • B ensino por investigação.
  • C metodologia da problematização.
  • D aprendizagem baseada em problema.
  • E situação de estudo.

A figura a seguir representa uma sequência cronológica de ações que compõem uma pesquisa em química, seguindo o método científico:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

As ações I, II e III representadas na figura referem-se, respectivamente, à

  • A realização de experimentos, à formulação de hipótese e à análise de dados.
  • B formulação de hipótese, à análise de dados e à realização de experimentos.
  • C formulação de hipótese, à realização de experimentos e à análise de dados.
  • D análise de dados, à realização de experimentos e à formulação de hipótese.
  • E realização de experimentos, à análise de dados e à formulação de hipótese.

Os mapas conceituais são ferramentas utilizadas no ensino de química para organizar e estruturar o conhecimento de maneira visual. Na figura a seguir, é representado um recorte de um mapa conceitual referente ao assunto cebola, abordado em uma estratégia didática em um enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) a partir de saberes populares.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


De acordo com o que foi apresentado na abordagem didática descrita no artigo, o mapa conceitual foi utilizado como

  • A recurso para a memorização de fórmulas estruturais e cálculos químicos.
  • B modelo preestabelecido no qual cada conceito ocupa uma posição hierárquica.
  • C auxiliar na organização e na interconexão de conceitos químicos e estimula a construção de relações entre diferentes temas.
  • D substituto ao uso de textos e explicações teóricas, pois representam o conhecimento de forma visual.
  • E recurso elaborado pelo professor e apresentado aos alunos para consolidar os conteúdos estudados.

A tabela periódica agrupa elementos conforme semelhanças de propriedades e estruturas eletrônicas. Já as ligações químicas podem ser iônicas, covalentes ou metálicas. Estabelecer essa correlação no Ensino Fundamental requer:

  • A Apresentar o universo inteiro de reações químicas, exigindo domínio de nomenclaturas complexas.
  • B Favorecer atividades experimentais que demonstrem diferentes tipos de ligações, como dissolução de sais e condução elétrica de metais, relacionando explicações conceituais básicas.
  • C Exigir a memorização de todos os elementos e suas massas atômicas, sem interpretação de suas características.
  • D Inserir somente a parte histórica da química, afastando a abordagem prática.

Uma turma apresenta grande dificuldade em compreender transformações químicas. O professor decidiu propor a montagem de experimentos simples, como reação entre vinagre e bicarbonato, relacionando as evidências (efervescência, liberação de gás) a conceitos de reagentes e produtos. Durante as atividades, observou entusiasmo dos alunos, que formulavam hipóteses sobre o fenômeno. Para consolidar esse aprendizado de maneira crítica, a ação mais adequada seria:

  • A Finalizar o conteúdo sem reflexão, pois a observação direta já basta.
  • B Registrar os dados coletados, construir explicações coletivas e retomar os conceitos de reação química e conservação da matéria, integrando teoria e prática.
  • C Focar apenas no resultado visual, ignorando equações químicas ou interpretação dos fatos.
  • D Evitar perguntas sobre aplicações do fenômeno no dia a dia, evitando discussões paralelas.