Questão 19 Comentada - SEDUC-MT - Professor de Educação Básica Habilitação: Química - FGV (2025)

Uma professora de Química planeja uma aula introdutória sobre ligações químicas. Ela sabe, com base em sua experiência e na literatura da área, que muitos estudantes possuem concepções alternativas, como a ideia de que os átomos “desejam” ou “precisam” se ligar para “ficarem felizes”. O objetivo da professora, nesta aula, é identificar e lidar com essas concepções alternativas de forma produtiva para a aprendizagem.

Considerando esse objetivo, a professora deve

  • A apresentar diretamente os conceitos corretos sobre ligações químicas, para evitar que concepções alternativas sejam reforçadas.
  • B utilizar uma analogia afetiva, como “relacionamentos amorosos”, para facilitar a compreensão dos estudantes, mesmo sabendo que pode reforçar algumas ideias equivocadas.
  • C aplicar um questionário diagnóstico antes de iniciar o conteúdo, com questões abertas que permitam aos estudantes expressar suas ideias sobre por que os átomos se ligam.
  • D corrigir os estudantes imediatamente sempre que expressarem uma concepção alternativa, explicando por que estão errados.
  • E evitar discutir concepções alternativas em sala de aula, pois isso pode causar confusão nos estudantes que ainda não aprenderam o conteúdo científico.