Uma professora de Química planeja uma aula introdutória sobre ligações químicas. Ela sabe, com base em sua experiência e na literatura da área, que muitos estudantes possuem concepções alternativas, como a ideia de que os átomos “desejam” ou “precisam” se ligar para “ficarem felizes”. O objetivo da professora, nesta aula, é identificar e lidar com essas concepções alternativas de forma produtiva para a aprendizagem.
Considerando esse objetivo, a professora deve
- A apresentar diretamente os conceitos corretos sobre ligações químicas, para evitar que concepções alternativas sejam reforçadas.
- B utilizar uma analogia afetiva, como “relacionamentos amorosos”, para facilitar a compreensão dos estudantes, mesmo sabendo que pode reforçar algumas ideias equivocadas.
- C aplicar um questionário diagnóstico antes de iniciar o conteúdo, com questões abertas que permitam aos estudantes expressar suas ideias sobre por que os átomos se ligam.
- D corrigir os estudantes imediatamente sempre que expressarem uma concepção alternativa, explicando por que estão errados.
- E evitar discutir concepções alternativas em sala de aula, pois isso pode causar confusão nos estudantes que ainda não aprenderam o conteúdo científico.