Durante uma sequência didática sobre reações de adição, eliminação e substituição em compostos orgânicos, uma professora de Química deseja avaliar seus estudantes para além da memorização de regras, buscando indícios de que compreenderam os tipos de reações e seus contextos. Com esse objetivo, ela deseja utilizar estratégias avaliativas formativas que também contribuam para a aprendizagem ativa dos estudantes.
Nesse sentido, a professora deve
- A aplicar uma avaliação com questões objetivas que se concentrem na nomenclatura dos compostos envolvidos, sem exigir que os estudantes compreendam o contexto ou a aplicação dos tipos de reações.
- B solicitar que os estudantes, individualmente, descrevam os tipos de reações de adição, eliminação e substituição com base em definições teóricas.
- C corrigir as respostas incorretas com o gabarito oficial e solicitar que os estudantes reescrevam as respostas sem discutir sobre a aplicação dos tipos de reações.
- D propor que os estudantes resolvam problemas contextualizados, como identificar tipos de reações em processos do cotidiano, relacionando os diferentes tipos de reações com suas aplicações práticas.
- E utilizar questões de múltipla escolha que envolvam a identificação de reações químicas sem discutir suas implicações práticas ou conectar o conteúdo a situações reais e cotidianas.