Uma professora de Química está desenvolvendo uma sequência de aulas sobre os fatores que influenciam a velocidade das reações químicas. Seu objetivo é promover a capacidade dos estudantes de formular hipóteses científicas, usando como exemplo um experimento que investiga a influência da temperatura na velocidade de reação entre o bicarbonato de sódio e o vinagre.
Considerando esse objetivo, a professora deve
- A apresentar aos estudantes o conceito de hipótese científica, e discutir como fatores como temperatura, concentração e presença de catalisadores podem afetar a velocidade das reações, antes de iniciar o experimento.
- B conduzir o experimento de forma demonstrativa, explicando durante a execução conceitos como temperatura e velocidade de reação, e apresentar uma hipótese modelo ao final da aula.
- C realizar o experimento diretamente com os estudantes, solicitar observações sobre a quantidade de produto formado e, em seguida, pedir que eles elaborem hipóteses retrospectivas sobre o fator temperatura.
- D disponibilizar aos estudantes uma lista de hipóteses já formuladas sobre diferentes fatores (como concentração e catalisadores) e pedir que escolham a que mais se aproxima do resultado observado no experimento sobre temperatura.
- E pedir que os estudantes formulem hipóteses sobre como a variação da temperatura pode influenciar a velocidade da reação, ativando seus conhecimentos prévios, e, em seguida, realizar o experimento para testar suas hipóteses.