Um professor de Química deseja desenvolver com seus estudantes uma atividade investigativa sobre a formação de ligações químicas. O objetivo principal da aula é promover a capacidade dos estudantes de formular hipóteses e testá-las com base em evidências obtidas em experimentos simples, observando propriedades de substâncias iônicas e moleculares (como a condução elétrica).
Com esse objetivo em mente, o professor deve considerar ao planejar a atividade que os estudantes devem ser capazes de
- A seguir um roteiro previamente estabelecido para verificar se substâncias moleculares e iônicas obedecem às propriedades esperadas, sem necessidade de formular hipóteses.
- B comparar propriedades de diferentes substâncias fornecidas, usando materiais e instrumentos simples, para levantar hipóteses sobre os tipos de ligação envolvidos.
- C realizar um experimento de verificação com substâncias conhecidas e, em seguida, responder a um questionário para fixação do conteúdo.
- D utilizar dados simulados ou tabelas prontas para identificar padrões e deduzir os tipos de ligações de forma teórica.
- E discutir em grupo os conceitos de ligação química antes do experimento, mas sem conduzir investigação prática, apenas analisando vídeos e textos didáticos.