Questões de Abordagem Comportamental da Administração (Administração Geral)

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O ambiente organizacional é dinâmico e as organizações constantemente sofrem pressões internas e externas para mudar. Acapacidade de compreender e administrar as mudanças é uma característica de organizações eficazes. As diferenças entre aquilo que um indivíduo, uma unidade ou uma organização deseja e o que está efetivamente sendo realizado são uma pressão interna que se pose chamar de:

  • A mudanças nas características demográficas.
  • B forças do ciclo de vida.
  • C discrepâncias entre aspirações e desempenho.
  • D mudanças nos valores estabelecidos pela sociedade.
  • E mudanças na alta administração.

A função administrativa de direção envolve a condução das atividades organizacionais, incluindo a liderança de equipes e a tomada de decisões. A partir dessa informação, assinale a opção que apresenta uma característica do estilo de liderança autocrática.

  • A O líder autocrático prioriza a participação da equipe nas decisões e valoriza o consenso.
  • B O líder autocrático concentra a tomada de decisões em si mesmo, sem consultar a equipe, e foca no cumprimento de metas e de prazos.
  • C O líder autocrático delega todas as decisões à equipe, atuando apenas como um facilitador.
  • D O líder autocrático prioriza o bem‑estar e a satisfação da equipe em detrimento dos resultados.
  • E O líder autocrático evita definir responsabilidades individuais, permitindo que a equipe organize suas próprias tarefas.

Em uma fundação, a avaliação de desempenho dos gestores contempla os seguintes quesitos: capacidade de desenvolver rede de relacionamentos e troca de informações com instituições externas relevantes; capacidade de obter e analisar informações relevantes sobre a organização e o ambiente externo; e capacidade de adaptar a equipe a processos de mudança.
Esses quesitos da avaliação de desempenho dos gestores estão relacionados, respectivamente, aos seguintes papéis do administrador:

  • A porta-voz; monitor; líder;
  • B ligação; monitor; símbolo;
  • C símbolo; empreendedor; líder;
  • D ligação; monitor; solucionador de conflitos;
  • E ligação; empreendedor; solucionador de conflitos.

Em uma fundação, a avaliação de desempenho dos gestores contempla os seguintes quesitos: capacidade de desenvolver rede de relacionamentos e troca de informações com instituições externas relevantes; capacidade de obter e analisar informações relevantes sobre a organização e o ambiente externo; e capacidade de adaptar a equipe a processos de mudança.
Esses quesitos da avaliação de desempenho dos gestores estão relacionados, respectivamente, aos seguintes papéis do administrador:

  • A porta-voz; monitor; líder;
  • B ligação; monitor; símbolo;
  • C símbolo; empreendedor; líder;
  • D ligação; monitor; solucionador de conflitos;
  • E ligação; empreendedor; solucionador de conflitos.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

A respeito da organização, direção e controle nas organizações, julgue o item subsecutivo.


Em um contexto de cultura organizacional forte, maior é a resistência a mudanças, devido à identificação e ao compartilhamento de valores entre os indivíduos e a organização.

  • Certo
  • Errado