Questões de Relacionamento Interpessoal (Atendimento ao Público)

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Em um contexto laboral, quais dos seguintes elementos são considerados basilares para a otimização das relações interpessoais no ambiente profissional, considerando não apenas a eficácia comunicativa, mas também a construção de um ambiente saudável e produtivo?

  • A Fofocas
  • B Comunicação aberta e honesta
  • C Isolamento
  • D Competição desleal
  • E Jeriza aos demais empregados

Leia as proposições abaixo:

(    ) Entenda suas emoções, descubra sua maneira de trabalhar e incentive cada trabalhador a fazer o mesmo;

(    ) Conhecer a si próprio é a melhor forma de manter um relacionamento saudável e maduro com os outros, além de ser irrelevante para desenvolver resiliência e aprender como agir em situações difíceis;

(   ) O autoconhecimento é um dos principais fatores para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis;

(    ) O ambiente de trabalho é formado por pessoas muito diferentes. Para que seja possível criar relações saudáveis e harmoniosas, é preciso esmerar-se em julgar moralmente sempre os colegas.

Levando-se em consideração que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, a sequência das proposições acima é:

  • A F – F – V – V.
  • B F – V – V – F.
  • C V – V – F – F.
  • D V – F – V – F.
  • E V – F – F – V.

Aspectos teóricos acerca das relações interpessoais em organizações definem aptidões que se agrupam em três categorias principais: “cognitivas ou intelectuais, físicas e interpessoais”. As aptidões interpessoais referem-se à capacidade de conversação, de ajudar pessoas a resolver problemas e de liderar. Dentre as atribuições administrativas, aquela na qual as aptidões interpessoais são consideradas predominantemente importantes, por estarem relacionadas aos seus resultados, é

  • A a gestão pública.
  • B a assistência administrativa.
  • C a coordenação de projetos.
  • D o atendimento ao público.

Sobre o comportamento no ambiente de trabalho, analise as afirmativas a seguir.

I. São toleradas a realização de refeições no posto de trabalho para agilizar a execução de tarefas ao longo do dia.
II. Ausências ou atrasos devem sempre ser comunicados, particularmente se o profissional trabalha com atendimento ao público.
III. As críticas e repreensões a colegas e/ou subordinados devem ser feitas na frente de todos os colegas de trabalho para que as relações sejam transparentes.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Dentro do contexto laboral e das interações entre colaboradores, qual entre os comportamentos apresentados tende a ser mais prejudicial à dinâmica do ambiente de trabalho e às relações interpessoais, considerando não apenas os impactos superficiais, mas também as implicações mais amplas na cultura organizacional e no engajamento dos membros da equipe:

  • A Escutar atentamente as preocupações dos colegas de trabalho
  • B Espalhar informações incoerente sobre os demais servidores
  • C Colaborar em projetos de equipe
  • D Demonstrar empatia em situações questionadoras
  • E Enganar colegas com falsos elogios para manter o bom convívio