Questões de Processo de comunicação (Administração Pública)

Limpar Busca

O Prefeito, entusiasmado com a criação de uma Controladoria Geral do Município durante sua gestão, decide fazer a divulgação da novidade por meio de outdoors espalhados pelo centro da cidade.

Em relação à conduta do Prefeito, considerando a perspectiva dos elementos da comunicação, assinale a afirmativa correta.

  • A A mensagem formulada não contém ruídos, por ser do tipo visual.
  • B O código utilizado foi o princípio da publicidade, conforme o texto constitucional.
  • C O canal utilizado para a divulgação é impessoal, pois não possui interação social.
  • D O tipo de emissão da mensagem é o papel do outdoor.
  • E O feedback do emissor elimina a necessidade de decodificação.

Assinale, dentre as opções abaixo, a que não corresponde à organização dos processos de trabalho na administração pública em ambientes administrativos.

  • A As normas legais na esfera federal regulam os processos administrativos.
  • B Mapeamentos de processos são condizentes com as rotinas de órgãos públicos federais, existindo, inclusive, programas da União para incentivá-los.
  • C Fluxogramas são instrumentos que orientam as movimentações de processos na esfera administrativa.
  • D O layout de ambientes de trabalho é organizado a partir de normas e resoluções federais.
  • E Procedimentos administrativos iniciam-se, com bastante frequência, por meio de formulários planos e contínuos.

A comunicação organizacional pode ser definida como um sistema que compreende o fluxo de informações entre a organização e seu ambiente interno e externo, comportando duas perspectivas, a saber:

  • A Integrada, com uma base única e global; e fragmentada, quando almeja objetivos setoriais.
  • B Corporativa, voltada para assuntos internos; e institucional, com foco na sociedade.
  • C Aberta, contemplando comunicados e informes; e fechada, resultando da interação entre áreas.
  • D Ativa, alinhada com os objetivos da organização; e reativa, quando envolve proteção em face de um risco potencial.
  • E Instrumental, que visa informar e divulgar; e participativa, na qual se busca a interação entre os atores.

Em uma empresa, novos procedimentos e alteração do horário de trabalho foram implantados do topo para a base da organização e comunicados por escrito, causando reações negativas e uma paralisação das atividades. A reação dos colaboradores é explicada

  • A pela falta de visão de futuro dos executivos que tomaram a decisão.
  • B pelo fato de que pessoas sempre reagem mal às mudanças que vem do topo, independentemente de seu teor.
  • C pelo fato de que o poder é capilar e permeia todos os níveis da organização, gerando ondas de interferência.
  • D pela má qualidade da comunicação, pouco explícita e confusa, gerando insegurança.
  • E pela concentração de poder no topo e não passível de questionamento pela base.
Em relação ao padrão de atendimento aos cidadãos previsto em uma Carta de Serviços, o servidor público deve ser capaz de
  • A tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • B passar uma informação imprecisa a um cidadão para evitar aborrecê-lo
  • C modificar a qualidade do atendimento em função das características do cidadão.
  • D prestar atendimento baseado na concessão da informação correta, independentemente da forma como ela é transmitida.