Questões de Comunicação Pública na Administração Pública (Administração Pública)

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Gomes, citado por Cardoso (2010), apresentou métodos, conceitos, ferramentas e categorias para a avaliação, na prática, da efetividade das ouvidorias e ofereceu reflexões sobre a prática da ação da ouvidoria a partir das seguintes categorias: função, racionalidade e estrutura. Nesse contexto, no que se refere à dimensão mecânica, integrante da categoria função, é correto afirmar:

  • A As ouvidorias podem ser classificadas como aquelas que: I) criam espaços institucionais de participação, servindo de ponte entre a reclamação do cidadão e o núcleo de decisão política, e têm atuação estrutural e poderes vinculativos; e II) têm atuação pontual e poderes opinativos.
  • B A função da ouvidoria é aquela que efetivamente se atribui a ela, ou seja, a defesa do cidadão e o controle da administração pública. A função da ouvidoria será seu efeito na realidade social.
  • C Essa dimensão define a função como sendo a repercussão sobre a estrutura social, o efeito do efeito. Podem ser classificadas em dois grandes grupos: I) aquelas em que o efeito último é voltado para a defesa da instituição; e II) aquelas em que o efeito último é a defesa do cidadão.
  • D Essa dimensão refere-se àquela racionalidade típica do direito, científica, presa à previsibilidade. Nesta classificação, as ouvidorias presas a uma racionalidade formal concentram mais suas ações no controle das relações legais e contratuais, tendo o seu titular uma formação jurídica.
Dentre os comportamentos que se espera no âmbito da Administração Pública, alguns ligam diretamente a imagem do agente público à imagem da instituição. Assinale a alternativa em que o comportamento do agente público causa reflexos negativos para a imagem institucional.
  • A Demonstrar timidez na fala.
  • B Tratar as pessoas com severidade.
  • C Tratar as pessoas com urbanidade.
  • D Demonstrar alegria no modo de se expressar.

Considerando o texto, julgue os itens a seguir acerca do processo de comunicação e do comportamento do servidor público.


I A proibição referida no texto é, eticamente, inaceitável, pois fere os direitos constitucionais fundamentais.

II Embora possa haver questionamentos legais, eticamente, a proibição referida no texto é adequada, pois prima por preservar o serviço público.

III Em caso de celulares institucionais, entende‐se que haja a possibilidade de uso para fins particulares, não havendo proibição equivalente à aplicada aos celulares particulares.

IV A proibição de uso de aparelhos eletrônicos referida no texto restringe‐se ao horário de expediente de trabalho, pois “atrasa e dispersa a atenção, prejudicando muitas vezes o desempenho no trabalho”.


Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas os itens I e II estão certos.
  • B Apenas os itens I e IV estão certos.
  • C Apenas os itens II e III estão certos.
  • D Apenas os itens II e IV estão certos.
  • E Apenas os itens III e IV estão certos.

Qual evento realiza-se para discutir a mobilidade urbana em um munícipio, que se caracteriza pela reunião, menos técnica, de troca de informações e livre debate de ideias e argumentos e visa atrair participação numerosa?

  • A Simpósio
  • B Lançamento
  • C Conferência
  • D Fórum
Em relação ao padrão de atendimento aos cidadãos previsto em uma Carta de Serviços, o servidor público deve ser capaz de
  • A tratar cuidadosamente os usuários dos serviços, aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • B passar uma informação imprecisa a um cidadão para evitar aborrecê-lo
  • C modificar a qualidade do atendimento em função das características do cidadão.
  • D prestar atendimento baseado na concessão da informação correta, independentemente da forma como ela é transmitida.