Questões de Accountability e transparência na Administração Pública (Administração Pública)

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Em relação ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.


A divulgação de relatórios de gestão com informações técnicas importantes, mas pouco claras para o cidadão comum devido ao emprego de termos específicos da área relatada está de acordo com os princípios de accountability.

  • Certo
  • Errado

A governança da informação envolve a gestão e proteção dos dados e das informações dentro de uma organização. Assinale a alternativa que apresenta uma prática recomendada na governança da informação.

  • A Armazenar todos os dados sem critérios definidos, garantindo que todas as informações estejam disponíveis para os funcionários em qualquer momento.
  • B Permitir que os dados sejam compartilhados livremente entre departamentos sem quaisquer restrições, para promover uma maior colaboração.
  • C Estabelecer políticas claras de acesso e controle, garantindo que apenas usuários autorizados possam acessar dados sensíveis e críticos para a organização.
  • D Eliminar completamente a análise e o monitoramento de dados em tempo real, já que a análise de dados deve ser feita apenas periodicamente.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a finalidade essencial da transparência na gestão pública:

  • A Diminuir os gastos do governo.
  • B Permitir que os cidadãos acompanhem e fiscalizem a aplicação dos recursos públicos.
  • C Elevar a arrecadação de tributos.
  • D Agilizar o repasse de recursos para o setor privado.
  • E Fortalecer a imagem do governo.

Julgue o item a seguir, a respeito do disposto na Instrução Normativa Conjunta n.º 1/2016 da Controladoria-Geral da União (CGU), no Decreto n.º 11.129/2022, no Decreto n.º 7.203/2010 e na Lei n.º 12.813/2013.


Denomina-se accountability a combinação de processos e estruturas implantadas pela alta administração para informar, dirigir, administrar e monitorar as atividades da organização, com o intuito de alcançar os seus objetivos.

  • Certo
  • Errado

No que concerne aos preceitos de governança aplicáveis à Administração Pública, o conceito de accountability diz respeito à dimensão

  • A da cultura organizacional presente nos diversos ambientes internos da Administração, que devem estar alinhados com os objetivos públicos almejados.
  • B relativa ao dever dos agentes públicos de prestar contas de seus atos à sociedade, bem assim à responsabilização pelos resultados de suas condutas.
  • C contábil e orçamentário-financeira da atuação estatal, tendo sido introduzida a partir do movimento de convergência das normas contábeis do início dos anos 2000.
  • D gerencial, sendo aplicado para assegurar que o gestor público esteja alinhado com as boas práticas de governança predicadas por organismos internacionais de referência.
  • E estritamente política das ações públicas, assim entendida como a manutenção das condições de governabilidade por meio do apoio popular.