Questões de Principais Teorias e Autores (Jornalismo)

Limpar Busca

A comunicação organizacional, segundo Margarida Kunsch (2003), deve seguir uma filosofia da comunicação integrada, em que há a convergência das diversas áreas e a atuação sinérgica das diversas modalidades de comunicação (institucional, mercadológica, interna e administrativa). Assinale a alternativa que lista apenas instrumentos da comunicação institucional.

  • A Relações públicas; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; comunicação mercadológica; comunicação administrativa; publicidade institucional; marketing social.
  • B Comunicação multimídia; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; editoração multimídia; publicidade institucional; comunicação interna; marketing cultural.
  • C Relações públicas; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; editoração multimídia; publicidade institucional; marketing social; marketing cultural.
  • D Relações públicas; comunicação comunitária; marketing de conteúdo; editoração multimídia; publicidade institucional; marketing social; marketing cultural.
  • E Relações públicas; jornalismo empresarial; assessoria de imprensa; editoração multimídia; publicidade institucional; comunicação corporativa; merchandising.

José Marques de Melo defende em Teorias da Comunicação: Paradigmas Latino-Americanos (Vozes, 1998) que ciências da informação é uma terminologia mais adequada do que ciências da comunicação, pois a primeira assume um sentido homogêneo, enquanto a segunda pode tratar até mesmo de processos alheios a essa área do conhecimento. O verbete comunicação pode descrever, por exemplo, meios de transporte. No entanto, mesmo tomando o sentido fundamental dos processos eminentemente comunicacionais, a terminologia Ciências da Informação se justifica nessa perspectiva também porque

  • A a informação é o elemento fundamental, sem a qual o próprio processo de comunicação inexiste.
  • B com a informática e a internet, não é possível analisar a comunicação sem considerar as características das tecnologias da informação.
  • C informação e comunicação, embora guardem interdependência entre si, são conceitos delimitados e separados temporalmente entre os séculos XX e XXI.
  • D o termo comunicação torna tal área estanque e impenetrável aos estudos da informação e dos meios digitais.
  • E o termo informação é mais adequado aos estudos de processos envolvendo grandes quantidades de dados (big data, data mining etc.)